comunicação > artigos > ver na íntegra
29/12/2011
Vida, o verdadeiro compromisso - Publicado em Zero Hora

Diza Gonzaga, presidente da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga

 
“Vem, vamos embora, que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer...”
 
Os versos desta canção que já foi hino de uma geração são muito bem-vindos e apropriados para esta época em que as esperanças se renovam com a chegada de um novo ano, tempo de se reavaliar atitudes, repensar comportamentos.
 
2011 foi o primeiro ano de uma Década de Ação pela Segurança no Trânsito, instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas), que tem como objetivo de frear e reduzir a violência no trânsito que tem ceifado mais de um milhão e trezentas mil vidas no mundo todos os anos.
 
Estamos tão acostumados com a urgência que a vida às vezes nos impõe que, ao final de cada ano, reproduzimos comportamentos apressados e por vezes agressivos. Na correria e na ânsia de darmos conta de tudo, acabamos esquecendo o que é fundamental: a VIDA. Afinal, o melhor presente é ter por perto quem amamos. A urgência deveria estar em termos tempo uns para os outros, olhar nos olhos, ouvir, cuidar...
 
Ainda nos emocionamos em frente à TV com o comercial que resgata os verdadeiros valores como a união, o amor, a solidariedade, a família... Precisamos, como na canção, fazer acontecer e não esperar que só em datas especiais esses valores façam parte do nosso cotidiano.
 
Poderíamos fazer um balanço do ano que passou e constatarmos que a violência no trânsito não tem dado trégua, mas prefiro falar de vida e de atitudes que podem fazer a diferença para mudar esta realidade e concretizar a mensagem que marca esta Década: “Juntos podemos salvar milhões de Vidas”.
 
Seja bem-vindo 2012, e que a Vida seja o verdadeiro compromisso de todos nós!