comunicação > artigos > ver na íntegra
Antônio Schenatto é voluntário Vida Urgente e representou a Fundação Thiago Gonzaga no Youth SDG Summit
Arquivo Pessoal | FTMG
30/09/2020
Sonhos da Juventude
Na atualidade, a população jovem é a maior da história, um inevitável subproduto das elevadas taxas de natalidade observadas, principalmente, no mundo em desenvolvimento. Seria logicamente consequencial que o engajamento da juventude na política e em cargos administrativos importantes também fossem os maiores registrados até então, mas esses números, caro leitor, não fazem nada que não seja decepcionar.
 
Essa triste realidade não pode ser atribuída à falta de proatividade por parte da juventude – basta observar-se a faixa etária de voluntários Brasil afora -, mas sim por uma exclusão sistêmica perpetuada por grupos detentores de poder de decisão, numa tentativa de prolongar o status quo. À estas elites, é muito confortável o chavão: “os jovens são os herdeiros do mundo”, pois herança implica sucessão, não coexistência.
 
É apenas lógico que, quando discutindo a agenda da ONU para o ano de 2030 – uma data que é próxima, afetando todas as gerações -, a juventude seja inclusa devidamente nas discussões, algo que foi efetivamente alcançado nos dias 23 e 24 de setembro, no Youth SDG Summit. Uma série de palestras e discussões voltadas e efetivadas para e pela juventude, foram fundamentais para o entendimento de uma geração que viveu integralmente no mundo globalizado, logo encarando problemas comuns inseridos em paisagens diferentes. Uma questão, porém, é geral: a falta de representatividade jovem na gestão, seja ela pública ou privada.
 
Historicamente, é perceptível uma literal crise de sucessão – e identidade – durante transições geracionais. Na encruzilhada da história que nos encontramos, não podemos permitir que isso aconteça, uma vez que nossa capacidade de postergar a resolução dos entraves que nos preocupam esgota-se rapidamente. É por conta desta conjuntura que nós, jovens, devemos lutar por cargos administrativos no presente, independentemente de o futuro nos pertencer.

Antônio Schenatto
Voluntário Vida Urgente e estudante do Colégio Leonardo Da Vinci Alfa, representou a Fundação Thiago Gonzaga no Youth SDG Summit