comunicação > artigos > ver na íntegra
Reprodução
16/10/2020
Voto pela Vida - Manifesto Anchietano pela Mobilidade
"QUEREMOS NOS MOVER EM SEGURANÇA"
MANIFESTO ANCHIETANO PELA MOBILIDADE
 
O QUE ENFRENTAMOS
 
Nós, estudantes do Ensino Médio do Colégio Anchieta de Porto Alegre, fazemos esse manifesto aos candidatos e candidatas à prefeitura para deixar claros os desafios que  impedem a juventude portoalegrense de circular pela cidade em tranquilidade e segurança – e, por consequência, de viver plenamente a cidade em seus espaços públicos e privados.
 
Andamos com medo! A insegurança prejudica a todos nós, em especial às mulheres, que sofrem com o assédio nos ônibus e nas calçadas, e às minorias, que sofrem com as mais diversas formas de fobias, agressões e preconceitos. Precisamos que as concessionárias de transporte implementem políticas efetivas no combate a essas formas de violência, e que a prefeitura melhore a iluminação das calçadas, para andarmos seguros à noite.
 
A passagem de ônibus é altíssima e o sistema, de forma geral, tem qualidade abaixo do desejável, com poucos horários – quando cumpridos.
 
As calçadas, na melhor das hipóteses, só servem àqueles dentre nós que não possuem nenhuma deficiência física (sensorial ou motora). Faltam rampas de acessibilidade, botoneiras e temporizadores sonoros.
 
Ainda faltam ciclovias e ciclofaixas! Queremos pedalar, pois sabemos que os novos modais limpos e inteligentes são o futuro – mas a cidade não parece pronta para abraçar esse futuro.
 
Faltam faixas de segurança. As que existem, visivelmente estão se deteriorando mais rápido do que a Prefeitura dá conta. Acidentes podem ser evitados se cuidarmos de nossas faixas e travessias!
 
 
O QUE QUEREMOS
 
Nós, jovens anchietanos, queremos ruas e estradas que não matem nossos sonhos! Precisamos proteger os mais vulneráveis, as crianças e jovens no caminho para a escola. Queremos uma cidade para as pessoas, e não apenas para os carros. Sendo:
 
  • Transporte público de qualidade, integrado e mais barato (não só para os ônibus, mas também para as lotações);
  • Mais motoristas mulheres e políticas de proteção à mulher e às minorias na mobilidade (em especial, dentro dos ônibus e nos vagões do Trensurb faltam botões de pânico, "disque-denúncia" etc.);
  • Mais fiscalização quanto ao estado de conservação das calçadas. A prefeitura deveria implementar políticas públicas de incentivo à manutenção dos passeios, como descontos tributários;
  • Manutenção mais frequente das faixas de pedestre;
  • Calçadas e travessias com acessibilidade universal obrigatória (temporizador e sinal sonoro);
  • Ampliação da malha cicloviária e implementação de ciclofaixas seguras e de qualidade;
  • Melhor iluminação de calçadas e paradas de ônibus;
  • Mais tempo para cruzarmos as faixas de pedestres
  • Melhor sinalização e políticas inovadoras de engenharia visando à redução da velocidade nas áreas de entorno escolar;
  • Incentivos governamentais ao uso do transporte público e oferta de benefícios para quem abandonar o carro particular.

 

O QUE FAREMOS

Nós, jovens anchietanos, comprometemo-nos com soluções baseadas em evidências que salvem vidas e sirvam de exemplo para um comportamento seguro nas ruas e avenidas de Porto Alegre, que sejam a mudança que gostaríamos de ver.
 
  • Ocuparemos os espaços públicos para contribuir com a sensação de segurança, priorizando a caminhada, a bicicleta e o transporte coletivo em detrimento do carro.
  • Cuidaremos dos espaços e do transporte públicos, ajudando na fiscalização do vandalismo, na conservação e manutenção de veículos e mobiliário urbano;
  • Cuidaremos uns dos outros, denunciando casos de violência e assédio no transporte coletivo e nas ruas.
  • Usaremos mais o transporte público quando nos sentirmos seguros nele.
 
É hora de agir de verdade, sem mais promessas ou falsos compromissos.
 
Honrando a longa tradição de participação política e cidadã de nosso Colégio Anchieta, deixamos claro neste manifesto: essas são as nossas demandas e nossos compromissos!

 

Queremos circular em paz!