comunicação > notícias > ver na íntegra
Imersão Vida Urgente - experiência Mobilidade 360
Natacha Gastal | FTMG
25/01/2019
Vida Urgente de olho no futuro
Brenda Parmeggiani | Comunicação Vida Urgente
Vem o ano novo e a pergunta se repete: qual o objetivo para 2019? No caso da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, é crescer ainda mais e continuar a preservar a vida no trânsito.
 
Nesse sentido, a nossa proposta tem sido uma verdadeira imersão no Vida Urgente. A intenção é planejar o trabalho não só de 2019, mas também dos próximos cinco anos da Fundação. Pensando no futuro e com integrantes novos, temos trabalhado para desenvolver ainda mais a nossa equipe. “Fico muito feliz e empolgado de fazer parte deste momento da Fundação e de levar a borboleta do Vida Urgente no peito”, vibra Eduardo Bohn, um dos novos membros da instituição.
 
Esse processo de desenvolvimento e planejamento da Fundação inclui muita história – afinal, já são mais de 20 anos de atuação no Rio Grande do Sul e pelo mundo, dezenas de prêmios, milhares de voluntários e incontáveis ações em defesa da vida –, muitos ensinamentos, trocas e conversas. Dessa forma, reservamos um dia muito especial – que aconteceu em 24 de janeiro – para bater um papo com pessoas que, assim como nós, trabalham por um mundo melhor e para salvar vidas. A Julia Caon Froeder, o Pedro Amaral Reis e o Guilherme dos Santos Novak fazem parte do Global Shapers, um grupo internacional de jovens ligado ao Fórum Econômico Mundial. O hub de Porto Alegre conta com cerca de 30 pessoas e discute questões para melhoria da cidade.
 
Diversos temas foram abordados, como mobilidade, saúde pública e tecnologia – assuntos diretamente ligados à atuação da Fundação. O Pedro e o Guilherme – que trabalham com geografia e tecnologia, respectivamente – apresentaram à nossa equipe o “Mobilidade 360”, um projeto de realidade virtual que simula um trajeto de bicicleta pela Capital. Com um par de óculos de VR, o usuário experimenta as situações diárias pelas quais os ciclistas passam no trânsito de Porto Alegre. Diza Gonzaga, presidente da Fundação, participou da experiência e logo percebeu o potencial do projeto: “Esta é uma ferramenta educativa para ciclistas, pedestres e motoristas”. “Para mim, que cresci com o Vida Urgente e assisti aos teatros do projeto, é muito legal estar aqui e poder trocar experiências com vocês. É uma honra”, comemorou Guilherme.
 
Além da atuação como shaper, a Julia também é empreendedora. Ela criou a Franca, uma empresa que trabalha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU. Dos 17 objetivos lançados em 2015, pelo menos dois preveem metas relacionadas à segurança no trânsito – “Saúde e Bem Estar” e “Cidades e Comunidades Sustentáveis”. Por isso, ela compartilhou conosco a perspectiva dos ODS: “Podemos fazer muita coisa juntos”, concluiu. 
 
E, de quebra, tudo isso aconteceu na Casa Guandu, um bistrô sustentável no bairro Auxiliadora, com espaço para reuniões. O lugar tem a cara e os valores do Vida Urgente e não é por acaso: a Natália Leusin é nossa voluntária há mais de 10 anos. Começando com essa inspiração toda, 2019 será um grande ano na defesa pela vida.

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: