comunicação > notícias > ver na íntegra
Desde 1998, mais de 600 famílias já passaram pelo Grupo de Apoio Vida Urgente
Arquivo | Fundação Thiago de Moraes Gonzaga
01/07/2019
Começa hoje a 1ª Semana Gaúcha do Luto Parental
Brenda Parmeggiani | Comunicação Vida Urgente
Todos os dias, cerca de 100 famílias brasileiras recebem a triste notícia de que uma pessoa querida faleceu devido à violência no trânsito. Para os amigos e familiares, a dor é imensa e se manifesta de diversas maneiras. Essa dor é ainda mais delicada para os pais e mães. Quem perde um cônjuge é considerado “viúvo” ou “viúva”; quem perde os pais pode ser denominado “órfão”; mas como referir-se a quem perde um filho? Esta é uma perda sem nome.
 
Daí o título da publicação de 2012, chancelada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e baseada na experiência de duas décadas da Fundação Thiago Gonzaga com o Grupo de Apoio Vida Urgente. Com apoio de psicólogos voluntários, esse trabalho pioneiro no mundo já atendeu mais de 600 famílias desde 1998. Pais e mães que perderam seus filhos encontram na Fundação um espaço para buscar alternativas saudáveis para conviver com essa dor.
 
“A peculiaridade desse luto é pela inversão da lógica de um filho morrer antes dos pais. É importante conversar com outras pessoas e ver como elas vão encontrando formas de lidar com esse sofrimento, de ver a vida com satisfação apesar da dor. Os pais fazem isso em um grupo em que se permite expressar o sofrimento e se aprende a lidar com o que, num primeiro momento, parece impossível. Eles vão voltando a ver a vida como um presente”, explica dr. Paulo Kroeff, psicólogo voluntário e um dos coordenadores do Grupo de Apoio Vida Urgente.
 
Para chamar a atenção da sociedade ao tema, a ONG Amada Helena, sediada em Porto Alegre, propôs a criação da 1ª Semana Gaúcha do Luto Parental, realizada entre 1 e 7 de julho de 2019. A Fundação participa da programação na quarta-feira, dia 3, em audiência pública na Assembleia Legislativa, e no domingo, dia 7, com a apresentação do Coral Vida Urgente – formado por pais e mães que perderam filhos e comunidade – durante o evento “Pais para Sempre”.

SERVIÇO
1ª SEMANA GAÚCHA DO LUTO PARENTAL
 
AUDIÊNCIA PÚBLICA ESTADUAL SOBRE LUTO PARENTAL
Dia 3 de julho, quarta-feira
Às 9h45
Sala Adão Pretto, da Assembleia Legislativa
Praça Marechal Deodoro, 101 - Centro
A Fundação Thiago Gonzaga e outros especialistas debatem o luto parental no Estado a convite da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos

PAIS PARA SEMPRE
Dia 7 de julho, domingo
Das 13h30 às 17h
Rua Tiradentes, 53 (Próximo ao Shopping Total)
Palestras sobre luto parental, homenagem aos filhos e apresentação do Coral Vida Urgente

Confira a programação completa aqui.
Notícias relacionadas

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: