comunicação > notícias > ver na íntegra
Revoada de pombas brancas simbolizou as vidas salvas ao longo de 2010
Foto: Ricardo Giusti/ PMPA
06/01/2011
Porto Alegre tem redução de 16,96% em vítimas fatais no trânsito
Camila Weinmann / Comunicação Vida Urgente

A capital gaúcha começou 2011 com um índice positivo. O número de vítimas fatais no trânsito caiu 16,96% no último ano. Foram 29 mortes a menos em comparação com 2009, quando 171 pessoas perderam a vida em acidentes nas ruas da cidade. Também houve redução de 19,23% em óbitos por atropelamentos. Os dados foram apresentados nesta semana pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em ato na Praça Montevideo, em frente à prefeitura. Uma revoada de pombas brancas simbolizou as vidas salvas ao longo de 2010.

Para o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, o trabalho da Fundação Thiago Gonzaga foi fundamental para esta redução. “Verificamos nas abordagens que para muitas pessoas o alerta sobre importância de preservar a vida é o suficiente para que mudem o seu comportamento no trânsito”, comenta.

Na opinião de Cappellari, a conscientização sobre os riscos da condução de veículos sob efeito de bebidas alcoólicas e em alta velocidade, aliada à ampliação do controle dos limites de velocidade, são os principais fatores para evitar acidentes graves. “Por isso em 2011 pretendemos manter e reforçar as parcerias para projetos de educação”, afirma.

A Prefeitura de Porto Alegre e a EPTC são parceiras da Fundação Thiago Gonzaga no projeto “Contadores de Histórias”, que integra o programa Vida Urgente no Palco. No último ano cerca de 9 mil crianças de 2 a 8 anos assistiram ao espetáculo, que utiliza a linguagem teatral para levar uma mensagem de valorização da vida.

Ainda há muito por fazer
Mesmo com a redução no número de vítimas fatais, foi registrado aumento de 13,35% em acidentes de trânsito. “Para o Vida Urgente, cada vida salva no trânsito é importante, pois para nós as estatísticas têm rosto, têm nome. Mas apesar dos avanços ainda não temos motivos para comemorar, e sim para redobrar nossas ações, para que num futuro próximo estes números sejam apenas uma lembrança”, avalia a presidente da Fundação, Diza Gonzaga.

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: