comunicação > notícias > ver na íntegra
ONGs brasileiras ganham força para seus trabalhos em Washington
Foto: Arquivo Vida Urgente
15/03/2011
ONGs do mundo definem diretrizes para uma década de ações para o trânsito

“As ONGs têm legitimidade para ocupar um lugar que os governos não ocupam. Nos ensinam a falar com uma só voz as necessidades de todos”. Esta foi a declaração do diretor do Departamento de Prevenção à Violência, Lesão e Incapacidade da Organização Mundial de Saúde (OMS), Etienne Krug, na abertura do II Encontro Mundial de Organizações Não Governamentais para a Segurança Rodoviária, em Washington.

 
O Vida Urgente participou do encontro, que reuniu 80 ONGs de 50 países para definir atividades globais para a Década de Ações para a Segurança no Trânsito 2011-2020, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU). A ONU deseja que até 2020 os acidentes fatais sejam reduzidos em 50% e propõe o desafio de redução anual de 6,7% no número de vítimas para que, no final da década, 4 milhões de vidas sejam poupadas.
 
A diretora institucional da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Ana Dall’Agnese, destaca o reconhecimento internacional das ações promovidas pelo Vida Urgente. “Temos um trabalho admirado, valorizado, que serve de inspiração para muitas pessoas de diferentes línguas, cores, idéias, e que são capazes de se unir em comunhão quando falamos da linguagem universal da vida.”
 
A diretora de pesquisa internacional da campanha Tabaco Free Kids, Dra. Johanna Birckmayer, palestrou sobre a força da sociedade civil na luta pelas causas da saúde. “A exemplo do tabaco, as bebidas alcoólicas devem ter uma legislação específica que limite sua divulgação na mídia. E o estímulo ao consumo deve também alertar para os males que pode causar à saúde e à sociedade”, comenta.
 
Dra. Johanna salienta dois pontos da legislação sobre tabaco: aumento de impostos e proibição do patrocínio de grandes eventos. Perguntada sobre a aplicação destas normas para as bebidas alcoólicas, afirmou:  “É preciso estimular que os grandes fabricantes de carros, bem como os de bebida, estimulem na população o uso saudável e responsável dos seus produtos”.
 
No painel de encerramento do primeiro dia de encontro, uma pergunta dominou os debates: “Qual a importância dos meios de comunicação na promoção do trabalho das ONGs que se dedicam a segurança nas estradas?”
 
Também foi realizada a primeira reunião extraordinária da Federación Iberoamericana de Asociaciones de Víctimas contra La Violencia Vial, que pretende unir a força dos países de língua espanhola na luta por um trânsito mais humano e seguro em todo o mundo. Estiveram presentes representantes de dez países: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Espanha, México, Bolívia, Porto Rico, Colômbia, Chile, Panamá, Venezuela e Equador.
Encontro Mundial de ONGs em Washington
Notícias relacionadas

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo:
 
Comentários
Maria Elisa Lucchese Moraes
Comentário enviado em 02/09/2012
PARABÉNS!!! Estou aqui para dizer que admiro muito o trabalho de vocês e me alio a essa luta - pela vida!!! Que Deus os abençoe!!!! Grande abraço, Maria Elisa Lucchese Moraes.