comunicação > notícias > ver na íntegra
Projeto oferece quatro espetáculos e um curta-metragem
Foto: Arquivo Vida Urgente
24/02/2012
Vida Urgente no Palco entra em cena com novidades para 2012
Comunicação Vida Urgente

Imagine aprender conceitos importantes sobre o seu papel no trânsito e ao mesmo tempo se divertir... Essa é a proposta da Fundação Thiago Gonzaga com o projeto Vida Urgente no Palco. Quatro espetáculos teatrais e um curta-metragem de animação são oferecidos ao público para ensinar que atitudes simples podem salvar vidas! 

Para a Fundação, a segurança no trânsito é uma questão de educação. Por isso o Vida Urgente faz sua opção pelo teatro como instrumento pedagógico de transformação e reflexão. Um caminho importante para orientar e conscientizar crianças, jovens e adultos sobre a preservação e valorização da vida. 
 
Fazem parte do projeto os espetáculos Contadores de Histórias, Últimos Dias de Super-Herói e Exército de Sonhos, que já foram assistidos por mais de 1,5 milhão de espectadores. Também entra em cartaz em março o Jogo da Vida, que até julho será apresentado em escolas da rede municipal. E em abril estreia ainda o filme A flor e a borboleta, que será exibido nas escolas com atividades pedagógicas para os alunos da educação infantil.
 
Os agendamentos podem ser feitos a partir do dia 1º de março. Conheça os espetáculos!
 
Contadores de Histórias
Para incentivar comportamentos importantes à preservação da vida dos pequenos, surgiu em 2001 o projeto Contadores de Histórias, que tem parceria da Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC). A peça narrada por dois jovens, a Sol e o Bento, conta a história da borboleta Vida e, de forma lúdica, estimula hábitos como andar de mãos dadas com um adulto na rua, brincar só em pátios, praças e lugares apropriados (jamais nas calçadas e ruas) e, quando andarem de carro, sempre no banco de trás usando a cadeirinha e o cinto de segurança.
Faixa etária: de 2 a 7 anos
Dias: terças, quartas e quintas-feiras
Horários: 9h, 10h30min, 14h30min e 16h
Local: Fundação Thiago Gonzaga – Rua Botafogo, 918 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre/RS
Para agendar: (51) 3231-0893
 
Jogo da Vida
Uma turma de amigos decide organizar um jogo de perguntas e respostas para alertar sobre os perigos e responsabilidades de pedestres e motoristas no trânsito. De forma interativa, os atores constroem o espetáculo junto com a plateia numa divertida disputa entre meninos e meninas para incentivar os estudantes a valorizarem e preservarem a vida. 
O espetáculo é itinerante e tem a parceria da Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria de Educação. Até julho as apresentações serão em escolas da rede municipal e a partir de agosto estará disponível também para apresentações em instituições das redes estadual e privada, para até 60 estudantes. 
Faixa etária: de 8 a 12 anos
Para contratar: (51) 3231-0893 ou vidaurgente@vidaurgente.org.br
Duração: 50 minutos
 
Últimos Dias de Super-Herói
O espetáculo criado em 2006 busca desmitificar a chamada “Cultura do Herói”, a partir da qual pensamos que somos invencíveis e jamais acontecerá algo conosco. Realizado em parceria com o Departamento de Trânsito do RS (Detran-RS), conta a história de quatro amigos adolescentes e tem como tema principal a ideia de que todos nós estamos no trânsito mesmo quando não estamos conduzindo automóveis. Para isto, usa diferentes linguagens: teatro, cinema e música, aproveitando o cenário de forma dinâmica.
Faixa etária: de 12 a 15 anos
Dias: terças, quartas e quintas-feiras
Horários: 9h30min e 15h
Local: Espaço Vida Urgente - Rua Gonçalves Dias, 473 - Bairro Menino Deus - Porto Alegre/RS
Para agendar: (51) 3231-0893
 
Exército de Sonhos
Primeiro espetáculo do projeto Vida Urgente no Palco, o Exército de Sonhos nasceu em 1998. Além de ser um forte atrativo para os jovens, repercute de forma comovente na plateia porque é baseado em fatos reais. Conta a história de quatro jovens amigos em suas situações cotidianas, seus sonhos, sua irreverência diante da vida e dos perigos que ela possa apresentar. Só que esta história não termina bem e eles não foram felizes para sempre...
O espetáculo é itinerante e está disponível para apresentações. Tem a parceria do Departamento de Trânsito do RS (Detran-RS).
Faixa etária: jovens e adultos, a partir de 14 anos
Para contratar: (51) 3231-0893 ou vidaurgente@vidaurgente.org.br
Duração: 50 minutos
Revista Vida Urgente no Palco 2012

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo:
 
Comentários
professor carlão
Comentário enviado em 26/02/2012
Maravilha poder multiplicar as formas de aprender. O teatro é uma forma contagiante para compreender o valor da vida e da responsabilidade que temos uns para com os outros. Quem assistiu pede bis e quem não assistiu deve ver para descobrir esse segredo. Vida Urgente , um projeto para todas as idades. Que a vida seja TUDO em mais esse ano letivo que começa.