comunicação > notícias > ver na íntegra
Crianças da E.M. Ana Íris do Amaral, uma das participantes do projeto A Flor e a Borboleta
Thays Leães/FTMG
06/07/2012
A Flor e a Borboleta: O primeiro voo de Arthur e Isabella
Thays Leães / Comunicação Vida Urgente

A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga desenvolve iniciativas para ensinar as crianças a cuidar da vida desde cedo. A animação A Flor e a Borboleta é um novo instrumento de educação no trânsito para as crianças. Em dois meses, o curta-metragem foi exibido para 1,5 mil crianças, com idade entre dois e seis anos, em escolas da rede municipal de ensino de Porto Alegre.

 
No curta, Arthur e Isabella são duas borboletinhas que se aventuram por um parque da cidade, fazendo novos amigos e aprendendo a cuidar da vida. Assistindo ao filme, os pequenos aprendem sobre cuidados essenciais como atravessar a rua de mãos dadas com um adulto, brincar em lugares seguros e usar sempre a cadeirinha em passeios de carro.
 
As escolas participantes recebem o projeto pedagógico elaborado para ser desenvolvido em sala de aula pelos professores e dar continuidade ao conteúdo apresentado no filme. Os resultados são percebidos pela receptividade das crianças, que ficam atentas à história e sabem responder às perguntas sobre os cuidados no trânsito ao final da exibição. Durante uma apresentação na Escola Municipal Ana Íris do Amaral, na zona norte de Porto Alegre, o professor Mauro Guilherme Rieger dividiu sua experiência com os pequenos. “Quando tinha seis anos de idade, atravessei a rua correndo e não vi que um Fusca descia a avenida. Ele bateu em mim tão forte que rolei até o outro lado da rua. Se eu tivesse essa oportunidade na minha escola quando era criança, talvez tivesse mais cuidado e não fosse atropelado”, conta.
 
Após realizar as apresentações em diversas regiões da cidade, a educadora do projeto e voluntária da Fundação Thiago Gonzaga, Juliana Ibias, relata como foi essa experiência: “Foi gratificante, acredito que alcançamos nosso objetivo. Em todas as escolas, as crianças entenderam o conteúdo, interagiram comigo e me trataram com muito carinho. A expectativa é que o projeto cresça e possa contemplar outras escolas, multiplicando a mensagem de valorização da vida entre as crianças”. O projeto A Flor e a Borboleta é desenvolvido em parceria com Secretaria de Educação da Prefeitura de Porto Alegre.

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo:
 
Comentários
prof. carlão
Comentário enviado em 17/07/2012
Uma pedagogia construída na centralidade da VIDA. Na fase da percepção de conceitos centrais como ética, respeito e cooperação, A FLOR E A BORBOLETA cumpre um papel relevante na formação de uma infância formadora de cidadania. O jeito de educar para uma vida que é urgente se adequa a cada fase da vida com quem interagimos na Fundação. Golaço de Cidadania.