comunicação > notícias > ver na íntegra
28/01/2013
Código de Trânsito Brasileiro - 15 anos em defesa da vida
Comunicação Vida Urgente

 

No mês em que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) completa 15 anos, a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga destaca a importância deste instrumento, que mais do que regulamentar o trânsito em nosso país, existe para preservar vidas.
 
“A história do CTB confunde-se com a caminhada da Fundação, pois lá em 1996, quando iniciamos o Vida Urgente, o projeto dormitava no Senado”, lembra Diza Gonzaga, presidente da Fundação. À época, em maio daquele ano, o primeiro ato da Fundação foi a coleta de assinaturas para um abaixo assinado encaminhado ao então ministro da Justiça, Nelson Jobim, que pedia a aprovação do Código.
 
Com o apoio da sociedade e de instituições como a Fundação, em 22 de janeiro de 1998 entra em vigor o “novo” Código de Trânsito Brasileiro. Já nos primeiros meses observou-se uma redução de 45% no número de acidentes em relação ao mesmo período do ano anterior.
 
“Para nós, o Código apresenta muitos avanços; privilegiando, por exemplo, a educação. Muito embora na prática ainda não seja aplicado como previsto, permeando as disciplinas e formando nossas crianças e jovens não para o trânsito, mas para a vida”, destaca Diza. Outro ponto fundamental para a Fundação é a concessão provisória da carteira no primeiro ano de habilitação, exigindo dos novos motoristas mais atenção e cuidado.
 
O nosso código está entre os mais rigorosos e completos do mundo e para mudar a realidade que coloca o Brasil em 4º lugar no ranking das vítimas de trânsito é preciso fazer cumprir as leis. Para a Fundação Thiago Gonzaga,  a sociedade precisa fazer sua parte e agir com consciência e responsabilidade; mas é fundamental que tenhamos fiscalização eficiente por parte dos órgãos competentes. “A ‘certeza’ da impunidade também é responsável pela violência no trânsito”, relata.
 
Esperamos que sejam feitas as mudanças necessárias para que mais vidas sejam salvas, e principalmente, que haja investimento em educação e infraestrutura para que o Código não seja mais uma lei no papel, mas uma Lei da Vida.

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo:
 
Comentários
maria fatima souza
Comentário enviado em 05/02/2013
e muito importante esse trabalho, sou apaixonada pelo vida urgente.