comunicação > notícias > ver na íntegra
Divulgação
FTMG
18/04/2013
Contar histórias para preservar a vida das crianças
Aline Trindade / Comunicação Vida Urgente

A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga promove a conscientização e educação no trânsito através da arte. Um dos meios de passar esta mensagem é pelos espetáculos que compõem o projeto Vida Urgente no Palco. A literatura também tem uma grande importância para a Fundação, que é ressaltada neste Dia Nacional do Livro Infantil.

Era uma vez um menino que se transformou em uma linda borboleta...” Foi assim que a presidente da Fundação, Diza Gonzaga, contou a história do seu filho Thiago Gonzaga no colégio onde ele realizou a pré-escola. Ali nasceu a inspiração para a criação do projeto Contadores de Histórias e o livro Conta Comigo, que incentivam comportamentos importantes à preservação da vida das crianças.

Já o curta de animação “A Flor e a Borboleta” teve como ponto de partida o livro “Flor de Maio”, da escritora Maria Cristina Furtado. A obra foi a inspiração para que as borboletas Arthur e Isabella ensinassem para os pequenos, noções básicas de valorização e preservação da vida e ensinando a circular pelas ruas em segurança.

Para Maria Cristina, o fato seu livro ter inspirado um curta é uma alegria muito grande. “O meu livro fazendo parte da causa da Fundação Thiago Gonzaga me deixa muito feliz. Com a criação do curta de animação o alcance da mensagem é muito maior, atingindo muitas crianças.”

Dia Nacional do Livro Infantil

O dia 18 de abril foi instituído como o Dia Nacional do Livro Infantil em homenagem a um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira: Monteiro Lobato. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, o escritor criou o Sítio do Picapau Amarelo, obra de grande importância na literatura. A lei foi sancionada pelo então Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, em oito de janeiro de 2002.

Assista ao trailer do curta de animação "A Flor e a Borboleta"
Projetos relacionados

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: