comunicação > notícias > ver na íntegra
Júlia Cláudio/FTMG
26/11/2013
Voluntários Vida Urgente entregam carta do 10º Fórum ao prefeito José Fortunati
Comunicação Vida Urgente
Na tarde de 26 de novembro, voluntários e a Equipe Vida Urgente entregaram a carta do 10º Fórum Vida Urgente ao prefeito de Porto Alegre, José Fortunati. O documento foi escrito pelos jovens do Conselho da Juventude, que planejou todo o evento e documenta as impressões deles após o Fórum Vida Urgente, onde puderam compreender a importância das conexões entre eles. Os jovens destacam a importância de influenciarem suas famílias e amigos para uma mudança necessária na sociedade e no trânsito brasileiro.
 
O prefeito agradeceu a entrega da carta e comprometeu-se a repassar a mensagem de Vida da Fundação Thiago Gonzaga aos secretários:
"Eu tenho grande respeito e admiração pelo trabalho desenvolvido pela Fundação Thiago Gonzaga. Podem estar certos de que os assuntos contidos na carta serão encaminhados à minha equipe de secretários para que contribuam da forma que puderem para ajudar a salvar a vida dos nossos jovens”, afirmou o prefeito.
O Secretário da Juventude, Luizinho Martins, também estava presente na audiência e destacou a importância da parceria da Prefeitura com a Fundação Thiago Gonzaga para o evento que a cidade recebe no próximo ano: a Copa do Mundo. 
 
Confira a carta na íntegra:
Diante da realidade do trânsito, ficamos inconformados com o número de jovens, como nós, que perdem a vida nas ruas e estradas de nosso país. Por isso, assumimos o papel de multiplicadores de vida, atuando como protagonistas da mudança que queremos para o trânsito e para a nossa Porto Alegre.
 Hoje somos jovens ponte, pois influenciamos de forma transversal nossas famílias, amigos e comunidade escolar. Acreditamos em uma sociedade mais humana e fraterna, e queremos construir uma realidade diferente.
O 10º Fórum Vida Urgente promoveu um dia de debate, reflexão, emoção e vida. Como usamos nossa liberdade? Como nos manifestamos diante dos problemas? Estamos conectados? Mais do que respostas a essas questões, confrontados a partir do tema “Jovens Multiplicadores: conexão com atitude”, quatrocentos estudantes de dezoito escolas de Porto Alegre e Região Metropolitana saíram dispostos a agir e transformar a realidade do trânsito brasileiro. 
O painel “Conectando para transformar” estimulou a conexão entre as pessoas para transformar realidades. André Fran, que já viajou pelos cinco cantos do mundo e ultrapassou barreiras, compartilhou sua experiência e mostrou que o mais importante em uma caminhada é dar o primeiro passo. 
Carlena Webber, tetraplégica após sofrer um acidente, dividiu conosco sua história e sensibilizou mostrando que podemos superar as adversidades, se acreditarmos que somos capazes de tornar os nossos sonhos possíveis. Finalizando a manhã, o sociólogo Eduardo Biavati apresentou estatísticas do trânsito e lembrou mais uma vez que os números não têm cor, sexo ou crença, porém tem rostos, sonhos e histórias. 
No segundo painel “Juventude muda, não muda”, o jovem voluntário Thiago Gruner compartilhou sua experiência como mochileiro do mundo e como outros países estão enfrentando a problemática do trânsito. O voluntário Alex Camargo apresentou a participação da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga na ONG mundial YOURS – Youth For Road Safety e como nosso trabalho inspira e serve de exemplo ao mundo.
O 10º Fórum Vida Urgente serviu para compreendermos que conectados multiplicamos a causa da vida e somos mais fortes para lutar pelo futuro que sonhamos.  Nós, jovens voluntários do Vida Urgente assumimos o compromisso de fazermos a diferença para um trânsito mais humano e um mundo melhor e queremos contar com seu empenho nesta caminhada.
Contamos com o compromisso de seu Governo para que as políticas de trânsito facilitem a mobilidade e considerem o trânsito como uma relação social, onde a vida é prioridade de todos nós.
Entrega da Carta 10º Fórum Vida Urgente ao Prefeito
Notícias relacionadas
Projetos relacionados
Ações relacionadas

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: