comunicação > notícias > ver na íntegra
20/11/2017
Vida Urgente apoia PARTY Canoas
Comunicação Vida Urgente

A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga apoia a implementação do programa PARTY, no município de Canoas.

O programa P.A.R.T.Y. – Prevenção do Risco de Trauma Relacionado ao uso de Álcool na Juventude, foi iniciado no Centro de Ciências da Saúde de Sunnybrook – Canadá, em janeiro de 1986 com a ajuda de uma enfermeira emergencista, a enfermeira Joanne Banfield. O Programa foi moldado e desenvolvido primeiramente por membros da equipe de trauma do Hospital de Sunnybrook, onde o índice de acidentes de adolescentes mortos ou gravemente feridos em acidentes de trânsito era alto.
 
Desde o primeiro P.A.R.T.Y, há 27 anos, o programa tem crescido imensamente. Atualmente ele é bem difundido em todo o Canadá e já se expandiu para outros países como: Austrália, Brasil, Japão, Alemanha e Estados Unidos, tendo mais de 1 milhão de jovens conscientizados; Inclui mais de 100 sites ao redor do mundo e continua a crescer e desenvolver-se tanto no Canadá quanto internacionalmente.
 
Em função da situação precária da doença trauma em nosso país e da pouca atenção à prevenção primária a SBAIT (Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado) implantou o P.A.R.T.Y. Brasil, que busca a prevenção primária do trauma em jovens prestes a obter a Carteira Nacional de Habilitação, CNH. O modelo seguido é utilizado em todo o mundo e seus resultados são reconhecidos pela comunidade científica internacional.
 
Missão, metas e objetivos:
1. Educar os jovens a reconhecer os riscos no trânsito
Expor os jovens a potenciais impactos psicossociais, emocionais e físicos que resultam das lesões traumáticas, usando realidade clínica vivida.
 
2. Conscientizar os jovens sobre a responsabilidade pessoal por suas escolhas:
Incentivar os jovens a examinar suas atitudes, decisões e comportamentos.
Fornecer a oportunidade de auto-avaliação.
Reconhecer as consequências das ações em si e dos outros.
 
3. Aumentar o conhecimento dos jovens sobre as consequências da lesão na qualidade de vida para o indivíduo, família, amigos e comunidade:
Incentivar os jovens a pensar sobre a potencial risco de perda dos seus familiares, amigos, independência, auto-estima e de controlar o seu corpo, como resultado de uma lesão irreversível.
Compreender as realidades e as diferenças entre injúria, lesão catastrófica, recuperação, invalidez e morte.
 
4.Capacitar os jovens para fazer escolhas certas e educadas.
 
5. Promover iniciativas de prevenção de lesões.
 
6.Contribuir para a redução da incidência do trauma relacionada com o uso de álcool na juventude:
Demonstrar uma redução do trauma relacionado ao não uso do álcool para os jovens.
Proporcionar oportunidade para a avaliação do programa em curso e pesquisa ativa.
 
Metodologia: As atividades do Programa P.A.R.T.Y. serão realizadas em auditórios e nos Hospitais de Trauma com um grupo de 40 alunos do ensino médio de escolas públicas ou privadas, com idade entre 15 a 17 anos, acompanhados por um professor responsável. Nas atividades serão realizadas atividades teóricas, dinâmica e visita à sala de trauma, enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva.
 
O Programa finaliza com a forte mensagem de reflexão feita por um voluntário/cadeirante que sofreu um acidente para os jovens que participaram, direcionando-os a mudanças que individualmente e coletivamente possam alterar de fato o desfecho traumático, levando a manejo e redução efetiva dos riscos e situações de vulnerabilidade.
 
Na parte final, os alunos expressam opiniões que reforçam como foi positiva a experiência vivenciada em um curso teórico, prático, dinâmico e interativo e, também, respondem um pós-programa sobre como foi o evento e como ele os ajudou. Além disso, cada aluno recebe um certificado de participação e compromisso com as leis e deveres no trânsito.
 
Local de realização das atividades: Hospital De Trauma - Hospital de Pronto Socorro de Canoas.

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: