comunicação > notícias > ver na íntegra
Por iniciativa da Fundação, foi aprovada em 19 de junho de 2006 a lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas
Arquivo | Fundação Thiago de Moraes Gonzaga
19/06/2019
19 de junho marca a aprovação de importantes leis de trânsito
Brenda Parmeggiani | Comunicação Vida Urgente
Neste momento em que se discutem mudanças na legislação de trânsito, o dia 19 de junho representa um dia de muitos avanços em defesa da Vida. 
 
Em 2006, foi neste dia que, por iniciativa da Fundação, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre (RS) aprovou por unanimidade a Lei 9.996, proibindo o consumo de bebidas alcóolicas em postos de gasolina, estacionamentos e similares. A “lei dos postinhos”, como ficou conhecida, foi inspirada na “Madrugada Viva”, em que nossos voluntários com uma borboleta no peito e um bafômetro na mão conversavam com jovens sobre os perigos da combinação de álcool e direção. Nessas ações, a Fundação percebeu que muitos dos acidentes envolvendo álcool “saíam” dos postos de gasolina, onde jovens passavam as noites consumindo bebida alcoólica. Atualmente, muitos outros municípios do estado adotaram essa legislação.
 
Também em 19 de junho, só que dois anos mais tarde, em 2008, foi aprovada a Lei 11.705, que proibiu a venda de bebidas alcóolicas nas estradas e rodovias de todo o país. Isso aconteceu após uma grande mobilização da sociedade: a Fundação entregou ao então Ministro da Justiça um documento com mais de 70 mil assinaturas a favor da nova legislação. Conhecida como Lei Seca, preferimos chama-la de Lei da Vida, pois nos primeiros 30 dias de sua implantação reduziu em mais de 40% as internações nos principais prontos-socorros do Brasil. 
 
Então, neste 19 de junho, desejamos que a segurança no trânsito continue a evoluir no país. Que nossos governantes ouçam os técnicos e as organizações especializadas no assunto; que o Congresso trabalhe pela preservação da vida e para que não tenhamos perdas evitáveis.

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: