comunicação > notícias > ver na íntegra
Thiago, Ana Carolina e Júlia, voluntários Vida Urgente, na Tailândia para participar de evento da ONU em 2017
Divulgação | FTMG
12/08/2019
“Os jovens podem liderar a revolução da segurança no trânsito”
Brenda Parmeggiani | Comunicação Vida Urgente
Você já deve ter ouvido a criadora da Fundação, Diza Gonzaga, dizer que os voluntários são a alma do Vida Urgente. Pois a maior parte desses voluntários é composta por jovens. E a juventude precisa mesmo estar envolvida na defesa da vida.
 
Conforme o último relatório da Organização Mundial da Saúde, o trânsito é a principal causa de morte de crianças e jovens de 5 a 29 anos de idade. Aproximadamente, 1 mil jovens perdem a vida no trânsito diariamente no mundo inteiro. E os números são ainda mais graves entre jovens do sexo masculino. Essas são perdas que poderiam ser evitadas.
 
Por isso, a Fundação Thiago Gonzaga, membro-fundador da YOURS – Youth for Road Safety (Juventude pela Segurança no Trânsito) –, acredita que os jovens desempenham um papel fundamental na construção de um trânsito mais humano e seguro.
 
“É muito importante que os jovens participem da solução da segurança no trânsito. A juventude precisa parar de aceitar que as lesões de trânsito sejam a maior causa de morte de jovens no mundo. É a própria juventude que deve exigir seu direito de uma mobilidade segura. Eles precisam criar uma urgência para que acabem essas perdas evitáveis. Os jovens podem liderar a revolução da segurança no trânsito e energizar políticas de trânsito que devem ser aplicadas”, conclui Floor Lieshout, diretor executivo da YOURS.
 
Mais do que dar voz aos jovens, a Fundação defende que eles devem ser líderes desse processo, por isso nossos voluntários já levaram a mensagem do Vida Urgente por todo o mundo. Em 2017, por exemplo, o Thiago Gruner, a Júlia Dullius e Ana Carolina Fensterseifer participaram do 8th University Scholars Leadership Symposium (USLS) na Tailândia, um evento da ONU que reuniu mais de 1 mil jovens para discutir importantes questões humanitárias globais relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preparando futuros líderes em suas comunidades.
 
“Além de ter contato com uma cultura muito diferente, conheci pessoas muito engajadas e inspiradoras. A Fundação me proporcionou uma oportunidade única, serei eternamente grata. Além de espalhar a mensagem de valorização da vida no trânsito, eu pude conhecer projetos que começaram pequenos, mas hoje fazem a diferença na vida de muitas pessoas, assim como o Vida Urgente faz”, conta Ana Carolina, estudante de Medicina e voluntária Vida Urgente.
 
E se você está lendo este texto e se perguntando como fazer parte da construção de um mundo melhor, fique ligado no recado que o Floor deixou especialmente pra nós: “Queridos jovens brasileiros. Segurança no trânsito provavelmente não é uma das suas principais preocupações. Segurança no trânsito pode até soar um pouco chato pra você. E o Floor de 18 anos concordaria com você. Até que tudo mudou quando fiquei sabendo das terríveis estatísticas e eu descobri que a violência no trânsito é a principal causa de morte de jovens. Eu aprendi que podemos fazer algo a respeito, que a violência no trânsito não é acidente. Os jovens não precisam morrer ou ficar feridos. Eu fiquei com raiva por ninguém estar fazendo algo a respeito. Que as pessoas estavam aceitando que esse é o preço que se paga pela mobilidade. Isso é simplesmente inaceitável. E nós precisamos dizer isso ao mundo. Você pode ajudar juntando-se ao Vida Urgente, converse com outros jovens e demande melhores políticas. Junte-se a nós e ajude a salvar vidas hoje!”
Notícias relacionadas

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: