comunicação > notícias > ver na íntegra
A convite da OPAS, a Fundação Thiago Gonzaga participou do lançamento da Iniciativa Safer no país
Natacha Gastal | Fundação Thiago de Moraes Gonzaga
11/10/2019
Fundação Thiago Gonzaga participa do lançamento da Iniciativa Safer
Brenda Parmeggiani | Comunicação Vida Urgente
Para a Fundação Thiago Gonzaga, álcool e direção formam uma dupla de morte. Desde a sua criação em 1996, esteve à frente de importantes avanços na legislação, como a criação da “Lei dos Postinhos” – que proíbe o consumo de bebidas alcóolicas em postos de gasolina, estacionamentos e similares – e a “Lei Seca”, que chamamos de “Lei da Vida” – que proíbe a venda de bebidas alcóolicas nas estradas e rodovias de todo o país.
 
Por isso, a Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) convidou a Fundação para participar do lançamento da iniciativa Safer no Brasil, realizado na sede da OPAS em Brasília, nos dias 7 e 8 de outubro.
 
“Dentro da agenda 2030, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a ONU reconhece que são necessárias parcerias. Por isso existe o pacto global, que é buscar parcerias de não estatais e a Safer bebe muito dessa fonte. Nesse sentido, a sociedade civil sempre tem um papel muito importante que é apontar desafios e o próprio papel de advocacy”, destaca Diogo Alves, Consultor Nacional de Tabaco, Álcool e outras Drogas da OPAS/OMS Brasil.
 
Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Iniciativa Safer oferece um pacote técnico com cinco estratégias de alto impacto para redução do uso nocivo do álcool e suas consequências sociais, econômicas e de saúde. O objetivo é apoiar os governos na adoção de medidas práticas para acelerar o progresso na saúde pública, combater as doenças crônicas não transmissíveis – como a violência no trânsito – e alcançar as metas do desenvolvimento sustentável. 
 
“Vai ser necessária regulamentação, o que significa trabalhar novas legislações, propostas políticas e programas. E, para isso, a sociedade civil é extremamente necessária: para ser uma parceira da OMS e dos governos, trazer desafios e várias resoluções”, explica Alves.
 
De acordo com a OMS, o consumo de álcool está relacionado a mais de 3 milhões de mortes por ano em todo o mundo. Entre essas vidas perdidas, 28% são devido a lesões, como as causadas por acidentes de trânsito. Estiveram presentas no lançamento da Iniciativa Safer gestores nacionais e regionais da área da saúde, membros do Congresso Nacional, pesquisadores brasileiros e internacionais, e outras organizações da sociedade civil.
 
“É importante que a OPAS e a OMS se posicionem para que possamos diminuir o consumo de álcool, como uma questão de educação. Isso vai ao encontro do nosso intuito que é preserva a vida”, conclui Nilton Gurman, do Movimento Não Foi Acidente/Viva Vitão.

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: