comunicação > notícias > ver na íntegra
Aplicativo do iRAP avalia segurança no trânsito no entorno das escolas. A colaboração entre Fundação e Prefeitura prevê ainda ações educativas
Natacha Gastal | Fundação Thiago de Moraes Gonzaga
07/11/2019
Porto Alegre é a primeira cidade do país em projeto mundial pela segurança no trânsito no entorno escolar
Brenda Parmeggiani | Comunicação Vida Urgente
Uma parceria entre a Fundação Thiago Gonzaga e a Prefeitura de Porto Alegre, através da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), traz para Porto Alegre o aplicativo Star Rating for Schools (SR4S), do iRAP – International Road Assessment Programme. A capital será a primeira cidade do Brasil a desenvolver um projeto com a ferramenta. O programa piloto tem o objetivo de avaliar o trânsito no entorno das escolas e implementar melhorias que garantam um ir e vir mais seguro aos estudantes e outras pessoas que por ali circulam. O projeto prevê ainda ações de educação e conscientização com a comunidade escolar.
 
“O Brasil é um dos líderes globais em números absolutos de mortes no trânsito, um ranking em que ninguém se orgulha de estar. Os acidentes matam no Brasil o equivalente a quase um avião por dia, e a violência no trânsito é uma das principais causas de mortes de crianças e jovens. Assim, é fundamental garantir que as zonas escolares ofereçam as melhores condições de segurança para esses usuários vulneráveis”, avalia Julio Urzua, diretor regional das Américas do iRAP.
 
Este é um importante passo para Porto Alegre na direção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em especial os objetivos 3, 4 e 11 – “Saúde e Bem-estar”, “Educação de Qualidade” e “Cidades e Comunidades Sustentáveis”. Além disso, a utilização da metodologia Star Rating for Schools atende à perspectiva de “Visão Zero”, alinhando a capital a outras cidades pioneiras nas melhores práticas de segurança no trânsito no mundo.
 
“O SR4S vai ser aplicado de forma pioneira no Brasil pela Fundação Thiago Gonzaga, que é reconhecida e respeitada nacionalmente por seu trabalho há mais de 20 anos protegendo os jovens no trânsito. Pessoalmente, fico muito orgulhosa de ver a aplicação do programa em Porto Alegre, minha cidade-natal, em parceria com uma organização que tanto marcou minha infância e adolescência e foi minha introdução à importância de projetos focados em segurança no trânsito, anos atrás”, conta Rafaela Machado, coordenadora global do Star Rating for Schools.
 
A assinatura da parceria entre as três instituições acontece na próxima sexta-feira, dia 8 de novembro, às 11 horas, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Mané Garrincha. 
 
Notícias relacionadas

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: