comunicação > notícias > ver na íntegra
O projeto reúne jovens de diversas escolas de Porto Alegre para conversar sobre mobilidade com candidatos à prefeitura
Reprodução
05/10/2020
Juventude Vida Urgente conversa com candidatos à prefeitura de Porto Alegre
Brenda Parmeggiani | Comunicação Vida Urgente
Cidadania em defesa da VIDA. Esta é a essência do “Voto Pela Vida”, projeto da Fundação Thiago Gonzaga que promove, nos meses de outubro e novembro, encontros online com candidatos e candidatas à prefeitura de Porto Alegre.
 
Jovens voluntários de diversas escolas da capital farão perguntas sobre mobilidade e preservação da vida a fim de conhecer os planos de cada candidato para a cidade. Esses estudantes participaram dos Workshops Vida Urgente online – atividade realizada em escolas como Colégio Anchieta, Colégios Leonardo Da Vinci Alfa e Beta, Colégio Marista Champagnat, Colégio Estadual Coronel Afonso Emilio Massot e outras instituições para discutir segurança no trânsito e levar a mensagem de cuidado com a vida. Nessas oficinas, os jovens escreveram cartas para os candidatos e candidatas, apresentando suas demandas, seus compromissos e, acima de tudo, seus sonhos para Porto Alegre.
 
Para a Fundação Thiago Gonzaga, a juventude tem a capacidade de promover a mudança, portanto possui um papel importante na construção de um trânsito mais humano e seguro para todos e de uma cidade melhor.
 
“Nossos jovens precisam de políticos comprometidos com as próximas gerações e não apenas com as próximas eleições”, chama a atenção Diza Gonzaga.
 
A partir do dia 6 de outubro, o “Voto Pela Vida” vai realizar encontros online com cada candidato, com duração aproximada de 45 minutos – todos os candidatos terão o mesmo tempo para conversar com os jovens. Os eventos são fechados e exclusivos para estudantes que participaram dos workshops e voluntários Vida Urgente. O objetivo é realizar este exercício de cidadania para que a juventude tenha a sua voz ouvida nestas eleições.
 
“O princípio que norteia o programa de voluntariado do Leo Alfa é a formação na ação. Experiências como esta do Vida Urgente, apenas reforçam de que o protagonismo precisa ser cada vez mais autoral, cooperativo e de responsabilidade social. A juventude é uma etapa fundamental de formação de educação para valores de uma forma ativa”, explica Carlos Alberto Barcellos, coordenador do Núcleo Leo Alfa Vida Urgente e professor da Rede Leonardo Da Vinci.
 
O primeiro evento do “Voto Pela Vida” está marcado para a terça-feira, dia 6 de outubro, às 19h com a candidata Fernanda Melchionna (PSOL). Na quinta-feira, dia 8 de outubro, também às 19h, é a vez do candidato Montserrat Martins (PV). Todos os candidatos e candidatas foram convidados pela Fundação Thiago Gonzaga a participar do projeto. Já estão confirmados também os candidatos Gustavo Paim (PP), João Derly (Republicanos), Manuela D'Ávila (PCdoB), Valter Nagelstein (PSD), Nelson Marchezan Júnior (PSDB), Rodrigo Maroni (PROS), Sebastião Melo (MDB) e José Fortunati (PTB).
 
Confira a programação atualizada na agenda do site.
 
Perdeu algum evento ou quer rever as respostas de cada candidato e candidata? Então, acesse a playlist do Voto pela Vida no Youtube Vida Urgente!

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: