comunicação > notícias > ver na íntegra
O projeto reúne jovens de diversas escolas de Porto Alegre para conversar sobre mobilidade com candidatos à prefeitura
Reprodução
05/10/2020
Juventude Vida Urgente conversa com candidatos à prefeitura de Porto Alegre
Brenda Parmeggiani | Comunicação Vida Urgente
Cidadania em defesa da VIDA. Esta é a essência do “Voto Pela Vida”, projeto da Fundação Thiago Gonzaga que promove, nos meses de outubro e novembro, encontros online com candidatos e candidatas à prefeitura de Porto Alegre.
 
Jovens voluntários de diversas escolas da capital farão perguntas sobre mobilidade e preservação da vida a fim de conhecer os planos de cada candidato para a cidade. Esses estudantes participaram dos Workshops Vida Urgente online – atividade realizada em escolas como Colégio Anchieta, Colégios Leonardo Da Vinci Alfa e Beta, Colégio Marista Champagnat, Colégio Estadual Coronel Afonso Emilio Massot e outras instituições para discutir segurança no trânsito e levar a mensagem de cuidado com a vida. Nessas oficinas, os jovens escreveram cartas para os candidatos e candidatas, apresentando suas demandas, seus compromissos e, acima de tudo, seus sonhos para Porto Alegre.
 
Para a Fundação Thiago Gonzaga, a juventude tem a capacidade de promover a mudança, portanto possui um papel importante na construção de um trânsito mais humano e seguro para todos e de uma cidade melhor.
 
“Nossos jovens precisam de políticos comprometidos com as próximas gerações e não apenas com as próximas eleições”, chama a atenção Diza Gonzaga.
 
A partir do dia 6 de outubro, o “Voto Pela Vida” vai realizar encontros online com cada candidato, com duração aproximada de 45 minutos – todos os candidatos terão o mesmo tempo para conversar com os jovens. Os eventos são fechados e exclusivos para estudantes que participaram dos workshops e voluntários Vida Urgente. O objetivo é realizar este exercício de cidadania para que a juventude tenha a sua voz ouvida nestas eleições.
 
“O princípio que norteia o programa de voluntariado do Leo Alfa é a formação na ação. Experiências como esta do Vida Urgente, apenas reforçam de que o protagonismo precisa ser cada vez mais autoral, cooperativo e de responsabilidade social. A juventude é uma etapa fundamental de formação de educação para valores de uma forma ativa”, explica Carlos Alberto Barcellos, coordenador do Núcleo Leo Alfa Vida Urgente e professor da Rede Leonardo Da Vinci.
 
O primeiro evento do “Voto Pela Vida” está marcado para a terça-feira, dia 6 de outubro, às 19h com a candidata Fernanda Melchionna (PSOL). Na quinta-feira, dia 8 de outubro, também às 19h, é a vez do candidato Montserrat Martins (PV). Todos os candidatos e candidatas foram convidados pela Fundação Thiago Gonzaga a participar do projeto. Já estão confirmados também os candidatos Gustavo Paim (PP), João Derly (Republicanos), Manuela D'Ávila (PCdoB), Valter Nagelstein (PSD), Rodrigo Maroni (PROS), Sebastião Melo (MDB) e José Fortunati (PTB).
 
Confira a programação atualizada na agenda do site.
 
Perdeu algum evento ou quer rever as respostas de cada candidato e candidata? Então, acesse a playlist do Voto pela Vida no Youtube Vida Urgente!

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: