comunicação > artigos > ver na íntegra
22/07/2013
"18 é pouco para viver" - publicado no Jornal Correio do Povo
Aos 18 anos já sabia estudar. Já sabia escolher. Já sabia amar. Já experimentava ser livre. Assim que nasceu, foi convidado a viajar. Convidado a participar. Obrigado a se responsabilizar.
 
Quando nasceu, o adulto nem era tão adulto assim... Ainda tinha muito a apreender. Mas assim que nasceu, um acidente cruzou o seu caminho e a vida acabou no começo.
 
Aos 18 anos meu filho Thiago teria uma vida inteira pela frente. Mas assim que “nasceu” o adulto, um acidente o levou. Da vida interrompida na madrugada fria de 20 de maio de 1995 nasceu a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, que trabalha há 18 anos para que vidas não sejam interrompidas e para mudar o fim de muitas histórias.
 
18 é pouco para viver. “Ser jovem não é fácil, principalmente na hora de escolher o caminho a seguir para a vida toda. Somos considerados adultos o suficiente para escolher uma profissão, mas para certas coisas como casar e até morar sozinho, ainda não.” 
 
Este é um dos escritos deixados pelo Thiago e relendo seus pensamentos, de um jovem de quase 18 anos, vejo muito de nossa juventude.  Tenho certeza de que muitos jovens ainda não estão prontos para escolher o melhor caminho. São de uma geração conectada, plugada, ligada, mas que nem sempre está preparada para a vida.
 
Nestes 18 anos de caminhada com o Vida Urgente, contribuímos, estimulamos e vimos muitas mudanças acontecerem em nosso país:  a aprovação do novo Código de Trânsito; a obrigatoriedade de equipamentos de segurança como o capacete e a cadeirinha; o uso do cinto de segurança e a aprovação da Lei Seca, que para nós é a Lei da Vida.
 
Mas temos muito a conquistar. Os números do trânsito no Brasil ainda são de guerra e a vida de nossos jovens tem ficado pelo meio do caminho. Precisamos redobrar nossos esforços, pois a violência no trânsito não tem dado trégua e é a principal causa de morte de jovens em nosso país.
 
18 é muito... mas queremos viver mais. Ao completar 18 anos, a Fundação Thiago Gonzaga precisa de você para continuar sendo Vida Urgente. Junte-se aos milhares de jovens e adultos voluntários da causa e nos ajude a manter esse exército que salva vidas. 
 
Por tudo isso eu te convido. Vem com a gente www.18epouco.com.br! Vamos juntos construir um Brasil mais fraterno, onde a vida tem direito garantido de ir e vir em segurança.
 
Vida Urgente, porque a vida é tudo!
 
Diza Gonzaga – presidente da Fundação Thiago Gonzaga