comunicação > notícias > ver na íntegra
Ana Carolina, Thiago e Júlia participam do evento representando o Vida Urgente
Natacha Gastal/FMTG
31/07/2017
Jovens gaúchos representam o Brasil em encontro de lideranças universitárias da ONU
Comunicação Vida Urgente
Entre 1º e 7 de agosto a sede da ONU na Tailândia recebe o 8th University Scholars Leadership Symposium (USLS). O evento reunirá mais de 1.000 jovens para discutir importantes questões humanitárias globais relacionadas aos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), preparando futuros líderes em suas comunidades.
 
A convite do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e da Humanitarian Affairs UK e consciente da importância da formação de jovens lideranças que serão referência em políticas para a juventude, a Fundação Thiago Gonzaga indicou voluntários que participarão como delegados no evento.
 
A presidente da Fundação, Diza Gonzaga, destaca que anualmente 1,2 milhão de jovens perdem a vida no mundo, a maioria por causas evitáveis, como em acidentes de trânsito (Global AccelerationAction for the Health of Adolescents | Organização Mundial da Saúde). “Muito nos honra esta oportunidade, pois temos a certeza que o enfrentamento da violência e dos problemas vivenciados pela juventude, passa pelo envolvimento e comprometimento direto dos próprios jovens como agentes de transformação social”, completa Diza.
 
Thiago, Júlia e Ana Carolina, estudantes das áreas de filosofia, relações internacionais e medicina, terão a tarefa de representar nosso país e capacitarem-se como lideranças na articulação e mobilização de outros jovens para causas sociais alinhadas com a qualidade de vida e redução da violência.
 
A participação dos jovens no 8th University Scholars LeadershipSymposium (USLS) foi viabilizada com o apoio da Uber, Triunfo | Concepa e do Sindicato das Seguradoras no RS – Sindseg-RS.  
 
Conheça os jovens delegados:
 
Thiago Gruner - Me chamo Thiago, tenho 24 anos, sou formado em Cinema pela PUC e curso Licenciatura em Filosofia na UFRGS. Tenho o sonho de ser professor e inspirar meus alunos a questionarem o mundo à sua volta.
Sou fascinado por entender o mundo, as relações entre as pessoas, seus países e culturas. Ser voluntário do Vida Urgente há sete anos e ter sido duas vezes presidente do Grêmio Estudantil do Anchieta me fez abrir os olhos pro mundo e entender um pouco melhor a nossa sociedade. 
Sei que, com a chance de ir para o 8° University Scholars Leadership Symposium, estarei preparado para abraçar as causas mais urgentes mundo afora e pelo Brasil também. Como jovem e futuro professor, sei que essa responsabilidade cabe a mim. Ela é grande, mas o desafio me motiva!
 
Júlia Dullius - Meu nome é Júlia, tenho 21 anos e estudo Relações Internacionais na UFRGS. Participei do UFRGSMUNDI e participo do UFRGSMUN, projetos de extensão do meu curso que simulam reuniões da ONU onde tópicos de interesse global são discutidos, buscando uma solução cooperativa. 
Acredito que este evento possa contribuir muito como uma experiência ímpar, pois permitirá o contato com diversas culturas, infinitas realidades e agregará muitos conhecimentos necessários para minha vida acadêmica e profissional, já que estudo, no meu curso, organismos internacionais, relações entre países e formas de contribuir para a construção de um mundo mais integrado, digno, pacífico e colaborativo. 
Além disso, creio que será uma ótima oportunidade para desenvolver habilidades, tanto na questão de ter empatia pelas mais diversas situações, realidades e pessoas, quanto para melhorar a comunicação e as relações interpessoais, compartilhando experiências e aprendizados.
 
Ana Carolina Fensterseifer - Meu nome é Ana Carolina, tenho 20 anos, e sou estudante de Medicina da PUCRS. Como futura médica (provavelmente seguirei a Medicina de Família, que preza pelo atendimento integral ao paciente: o ambiente em que ele está inserido influencia muito na sua situação de saúde), um dos meus maiores desejos é ajudar as pessoas a ter uma qualidade de vida digna. 
Ao fazer parte de um grande evento como o 8th University Scholars Leadership Symposium, serei capaz de aprofundar meu conhecimento sobre as necessidades de outras pessoas e poderei aprender com as vivências bem sucedidas de outras pessoas na área social. A ideia de partilha de opiniões sobre os problemas que países emergentes enfrentam vai certamente melhorar a minha experiência como uma pessoa que luta contra o preconceito e injustiça.
 
 
ONU - 8th University Scholars Leadership Symposium (USLS)
Projetos relacionados

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: