comunicação > notícias > ver na íntegra
Diza Gonzaga ao lado de Alessandro Barcellos e Vanderlei Cappellari
Foto: Camila Weinmann/ FTMG
20/07/2011
Papo Jurídico discute práticas para segurança no trânsito
Camila Weinmann/ Comunicação Vida Urgente

As leis de nada adiantam se não resultarem em práticas que construam uma sociedade mais humana e segura. Para desmitificar o direito e abordar uma temática urgente que permeia todos os setores e classes sociais, foi realizada na noite de 19 de julho a última edição do ano do projeto Papo Jurídico. A presidente da Fundação Thiago Gonzaga, Diza Gonzaga participou do painel A Segurança no Trânsito: quando o veículo passa a ser uma arma?

Para responder a pergunta também estiveram presentes o diretor-presidente do Detran-RS, Alessandro Barcellos, e o Secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre e diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari. Assuntos como formação de condutores, aplicação dos recursos arrecadados com a fiscalização e educação permanente enriqueceram o debate, que aconteceu no palco das artes do shopping Praia de Belas.
 
"Ouso dizer que somente com a participação e mobilização social é que transformaremos essa triste realidade. É preciso andar de braços dados para salvar vidas", afirma Diza Gonzaga. Ela ressalta a importância da integração entre os poderes públicos, sociedade civil e formadores de opinião para estimular uma mudança de cultura no trânsito.
 
Alessandro Barcellos chama a atenção para a necessidade de maios precisão e unificação na análise dos dados estatísticos. “Estamos engajados na Década de Ação pela Segurança no Trânsito e precisamos de políticas conjuntas para atingir a meta de reduzir em 50% o número de vítimas fatais”, destaca. Para ele, outro elemento preocupante é crescimento da frota, que avança 7% ao ano Rio Grande do Sul.
 
Na visão de Vanderlei Cappellari, a questão abordada tem respostas simples. “O veículo passa a ser uma arma quando a vida não é tratada como prioridade. Quando o condutor não dá preferência ao pedestre, ao ciclista, a quem está mais vulnerável. Quem desrespeita as regras assume o risco de causar um acidente.” Segundo ele, para coibir o comportamento inseguro é preciso um controle rigoroso.
Papo Jurídico

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo:
 
Comentários
Walter
Comentário enviado em 21/07/2011
Assisti com meu neto Henrique o Papo Jurídico. Destaco a importante participação de Diza Gonzaga no assunto segurança no trânsito. Aplaudo a Fundação Thiago Gonzaga. Gostaria, se possível, receber por e-mail a foto que Diza tirou com Henrique. Henrique com certeza vai tirar boas lições de vida ao ler o livro que ganhou.

Muito Obrigado !
Walter Nickhorn
Palmeira das Missões-RS.