comunicação > notícias > ver na íntegra
Uso do bebê conforto, cadeirinha, ou assento de elevação reduzem em 71% a chance de traumas em acidentes
Tadeu Vilani - ZH
30/08/2012
Criança no trânsito é outra história
Thays Leães / Comunicação Vida Urgente

Com as crianças, todo cuidado é pouco. No Dia Nacional de Prevenção de Acidentes com Crianças, a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga reforça a importância do cuidado permanente com os pequenos no trânsito. O trânsito é a principal causa de morte em crianças com idade de 0 a 14 anos, representando 40% dos acidentes. Mortes que poderiam ser evitadas com o uso do bebê conforto, cadeirinha, ou assento de elevação, que reduzem em 71% a chance de traumas.

Desenvolvido pela Fundação, o projeto Criança Segura no Trânsito incentiva o comportamento seguro no transporte dos pequenos, e neste dia realiza blitz na entrada do Hospital da Criança Santo Antônio. Voluntários do Vida Urgente conversam com os pais para lembrar que “A Segurança do seu filho está em suas mãos. Nossos braços oferecem calor e afeto, mas nos veículos, não protegem contra acidentes” e esclarecem dúvidas sobre o uso correto dos dispositivos de retenção. A ação faz parte da campanha Acorde Para a Vida, uma iniciativa da Associação Médica do Rio Grande do Sul, em parceria com o Hospital.

Para reduzir os acidentes com crianças, a Fundação desenvolve também, diferentes projetos de educação para o trânsito que ensinam a transitar em segurança pela vida.

Resultados alcançados:

Contadores de Histórias– destinado a crianças de 2 a 7 anos, em dez anos realizou mais de 2 mil apresentações, atingindo 100 mil expectadores.

Jogo da Vida – para crianças de 8 a 12 anos o espetáculo teatral lançado em 2012 já realizou 50 apresentações, atingindo mais de 3 mil crianças.

A Flor e a Borboleta– a animação direcionada aos pequenos de 02 e 06 anos, também lançada em 2012, realizou 50 apresentações, atingindo mil alunos.

Criança Segura no Trânsito – desenvolvida em parceria comSindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Associação de Ginecologia e Obstetrícia (SOGIRGS) e Sindicato dos Hospitais de Porto Alegre (Sindihospa) a campanha orienta pais e profissionais da saúde para sobre a utilização correta dos equipamentos de retenção veicular infantil. Realidade em 7 hospitais da capital, a campanha contribui para que 80% dos recém-nascidos saiam da maternidade na cadeirinha.

A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga quer escrever uma nova história, que assegure a vida de nossas crianças. Uma história que nos permita mostrar as belezas da vida, seu valor e que é preciso cuidá-la, pois a Vida é urgente!

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: