comunicação > notícias > ver na íntegra
Show com os amigos da vida da Chimarruts encerra o evento.
Bruno Peres/Gang
26/10/2012
Debate a favor da vida! Este foi 9º Fórum Vida Urgente
Bruno César / Comunicação Vida Urgente

Um dia pra se pensar na Vida!

Com o Colégio Bom Conselho lotado de jovens dispostos a fazer a diferença e transformar o mundo em que vivemos, rolou o 9º Fórum Vida Urgente. Com vocês: Luz, Câmera, Ação: Jovens e a Transformação Social.

Em um dia de palestras, oficinas e muito bate-papo, estudantes de mais de 15 instituições de Porto Alegre e Região Metropolitana puderam perceber como atitudes positivas e criativas, entre elas o voluntariado, podem mobilizar a sociedade na idealizada busca pela mudança de cultura, especialmente quando se fala de trânsito.

Com um mundo de possibilidades e a vontade desta juventude de desmistificar a ideia de que o jovem não tem posicionamento, eles escreveram um documento a toda população.

Fiquem com Carta do 9º Fórum Vida Urgente:

"O personagem da nossa história perambula pelas ruas em busca de respostas. Inquieto, o jovem é um estado de espírito que busca incessantemente oportunidades para fazer jus ao seu papel na sociedade. Insaciável, ansioso e insistente, ele possui sensibilidade para perceber problemas existentes e procura meios para transformar as realidades individuais em coletivas.

Hoje no 9º Fórum Vida Urgente, nós, estudantes apaixonados pela VIDA fomos confrontados a partir do tema: Luz, Câmera, Ação: Jovens e a Transformação Social, que representa a caminhada para a revolução. O primeiro passo é a ideia, a luz, seguida pelo necessário planejamento, a câmera. Por último, a realização, a ação.

Durante a organização do Fórum, feita pelo Conselho da Juventude, aprendemos que não importa a origem, não importam as crenças, o que importa mesmo é a essência das pessoas e o que elas buscam para chegar a um objetivo comum.

Cada vez mais, a Internet vem permitindo que as pessoas do mundo inteiro se reúnam e se organizem em torno da transformação. As chamadas microrrevoluções estão sendo iniciadas no meio virtual. Sendo assim, não é necessário muito mais do que um computador e atitude de transformação para realizar uma mudança efetiva.

Pais, mestres, escolas autoridades em geral, prestem atenção! Nós queremos - e precisamos -que nos ouçam. Mais do que isso, pedimos ações, menos teorias. Queremos investimentos para nossos sonhos, para o que acreditamos. QUEREMOS REALIZAÇÕES. Quem foi que disse que isso não é sério?

Assumimos o nosso compromisso botar em prática tudo o que viemos construindo no dia de hoje, através, também das oficinas, para transformarmos aquilo que não está certo no mundo, o que pode ser melhorado.

Queremos combater aquela imagem macunaímica, do povo conformista e que não encontrou seu caráter. Estamos em busca do jovem que saiba o que está procurando e que seja meio “maluco” para assumir projetos que transcendam o ciclo vicioso da mentalidade atual.

Somos jovens, não temos limites para mudar. Como disse Albert Camus “A juventude é sobretudo uma soma de possibilidades.”

Jovens em Ação: 9º Fórum Vida Urgente
Notícias relacionadas
Projetos relacionados
Ações relacionadas

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo:
 
Comentários
professor carlão
Comentário enviado em 04/11/2012
Viajar pelo site da VIDA é perceber caminhos percorridos. Perceber o quanto que ainda temos por fazer. Convido a todos a mergulharem no universo da VIDA, em especial, nas várias matérias sobre nosso Fórum Vida Urgente. Vai se preparando aí, vem aí o décimo em 2013. O tempo passa rápido. Show de bola!!!!!!!!!