comunicação > notícias > ver na íntegra
Alerta para pedestres ajuda a evitar atropelamentos.
Natacha Gastal/FTMG
18/09/2014
Vida Urgente realiza intervenção urbana pela segurança dos pedestres
Comunicação Vida Urgente
Pequenas ações fazem grande diferença quando se fala em segurança no trânsito. Pensando nisso, a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga realiza neste dia 18 de setembro, ação de intervenção urbana em faixas de pedestre durante a Semana Nacional de Trânsito. Inspirada em projetos existentes em cidades como Londres, Inglaterra, a ação coloca o pedestre em situação de protagonista de sua segurança, estimulando que tenha atenção e cuidados adequados quando for realizar uma travessia.
 
“Sabemos que muitos atropelamentos são causados pela imprudência dos motoristas e pela desatenção dos pedestres. Os jovens, muitas vezes, circulam com seus fones e nem sempre ouvem os ‘sons’ do trânsito. A sinalização alternativa é uma forma de chamar atenção para o momento da travessia.”, destaca Diza Gonzaga, presidente da Fundação.
 
A sinalização de “olhe para a direita”, “olhe para a esquerda”, e “olhe para os dois lados”, de acordo com o fluxo de veículos da via será feita de forma experimental em cruzamentos próximos à sede da Fundação, no bairro Menino Deus. A intenção é promover uma ação simples e de baixo custo que posteriormente pode ser adotada pelo município como sinalização permanente, especialmente nos principais pontos de travessia e em locais como corredores de ônibus.
 
Complementando a intervenção urbana, no dia 18, entre às 15:00 e 18:00, equipes de voluntários Vida Urgente realizarão ações de conscientização nos locais sinalizados. 
 

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo:
 
Comentários
paulo c p rovaris
Comentário enviado em 30/06/2017
As 20hs de hoje, 30.06.17, quase fui atropelado no passeio em frente ao supermercado Zaffari da rua Cabral. O motorista saiu da garagem a mil, ignorando o fato de que eu estava no passeio (área de prioridade de pedestre) e onde há uma faixa de segurança. Sei que a falta de educação e de respeito à lei por parte dos motoristas porto-alegrenses não é responsabilidade do grupo Zaffari, mas entrei em contato com eles e sugeri uma campanha educativa, com aviso sonoro alertando os motoristas para respeitarem os pedestres ou algo assim, pois já vi inúmeras situações como esta na saída de veículos daquela loja. Achei legal informar vocês pois vá que eles decidam usar o nome da instituição para fazerem uma campanha educativa. Acho que esta fundação poderia ser parceira no sentido de tentar educar o motorista desta cidade. Grato. Paulo Rovaris
Neiva Rosane Barcelos da Silva
Comentário enviado em 27/09/2014
Boa Noite

Abençoadas Diza Gonzaga e Equipe!

Sou funcionária do DMAE e estou quase me aposentando. Por essa razão tenho projetos de vida para desenvolver novas atividades. Então desejo ser uma multiplicadora de ações preventivas de combate a acidentes de trânsito. Perdi, há 03 anos, uma afilhada de 23 anos vítima do trânsito em Pelotas. Recentemente minha filha de 21 se acidentou, graças a Deus não foi grave, só foi um susto.
Portanto motivada por esse tema, estou elaborando um trabalho sobre a Faixa de Pedestre. Saliento que também fui vítima do trânsito,atravessei fora da faixa. Assim que eu terminar o trabalho gostaria de entregá-lo à Fundação Thiago Gonzaga. Não consegui terminá-lo para a Semana de Prevenção de Acidentes de Trânsito.


Com carinho,

Neiva Rosane