comunicação > notícias > ver na íntegra
24/11/2014
Fundação participa de Seminário Zero Acidentes no Rio Grande do Sul
Comunicação Vida Urgente
É possível atingir zero acidentes envolvendo caminhões? E qual a imagem que a sociedade brasileira tem do transporte de cargas? Como valorizar o motorista e tonar a profissão mais atrativa?  Estes questionamentos estão no centro do debate do Seminário Zero Acidentes, que o Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) realiza, no dia 25 de novembro, em Porto Alegre, com o apoio da Dipesul - concessionária da marca em Rio Grande do Sul. 
 
O seminário faz parte de uma série de encontros que o PVST está realizando no país para engajar os transportadores e entidades do setor na visão Zero Acidentes, adotada recentemente pela Volvo no Brasil. O Zero Acidentes é a visão de segurança adotada pelo Grupo Volvo no mundo e tem como ideal de futuro zero acidentes envolvendo os seus veículos.
 
“Estamos realizando debates regionais para discutir formas de aumentar a segurança no transporte comercial de acordo com a realidade e as necessidades das diferentes regiões do país. Sabemos que a meta de zero acidentes envolvendo veículos Volvo é extremamente desafiadora, que pode parecer utopia, mas a realidade só é transformada com ousadia. Por isso, precisamos somar esforços, com a nossa rede de concessionárias e toda a cadeia de negócios envolvida com transporte comercial”, explica Anaelse Oliveira, coordenadora do PVST.
 
“Segurança é um dos pilares da marca Volvo e da sua rede de concessionárias.  O Programa Volvo de Segurança no Trânsito vem cumprindo com o papel de realizar as provocações a respeito da necessidade de repensarmos e planejarmos com maior eficiência nossa interação com os meios de mobilidade de cargas e pessoas. O grande desafio é o de conciliar o interesse de todos os atores e ter ações concretas de pacificar a relação entre eles, com cada um entendendo claramente o seu papel, por isso, mostra-se essencial a discussão proposta pelo Seminário Zero Acidentes”, Joel Alberto Beckenkamp, diretor executivo do Grupo Dipesul.
 
Entre os pontos debatidos no encontro para redução do número de acidentes envolvendo caminhões estão a jornada de trabalho adequada, a importância do treinamento para a formação de novos motoristas e a qualificação comportamental e técnica dos profissionais que já atuam na área.
 
No seminário também serão apresentados os principais resultados da pesquisa “A Imagem do Transporte Rodoviário de Cargas no Brasil”, realizada pelo Instituto Bonilha a pedido do PVST.  O estudo aponta que 63% dos entrevistados acreditam que os motoristas usam estimulantes para permanecerem mais tempo no volante e que 58% acreditam que a profissão não é valorizada. Em relação à segurança, 40% acreditam que os acidentes são provocados pela má conservação das estradas e 21% que são provocados por imprudência dos motoristas.  
 
“Estes e outros resultados de pesquisas e estudos estatísticos nos dão subsídios para determinar ações concretas que colaborem para aumentar a segurança nas estradas e para valorizar o motorista profissional. Mas qualquer ação só terá êxito se conquistar a adesão de todos os agentes que atuam no setor de transportes, especialmente no de cargas. Esta é a mobilização que queremos propor a partir desse seminário”, destaca Anaelse.
 
Serviço
O quê: Seminário Zero Acidentes do Programa Volvo de Segurança no Trânsito
Quando: 25 de novembro de 2014 (terça-feira)    
Onde: Auditório SETCERGS – Sindicato das Empresas de Cargas e Logística do Estado do Rio Grande do Sul. Avenida São Pedro, 1420 – Bairro São Geraldo. 
Horário: das 12h às 18h45       
 

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: