comunicação > notícias > ver na íntegra
04/05/2015
Vida Urgente na Semana Global de Segurança da ONU
Comunicação Vida Urgente
Nesta segunda-feira, 04 de maio, ato na Prefeitura de Porto Alegre marca o início da Semana Global de Segurança da ONU na capital. No evento, a presidente da Fundação Thiago Gonzaga, Diza Gonzaga, entregará ao prefeito José Fortunati a “Declaração das Crianças pela Segurança no Trânsito”.
 
O ato acontece no Salão Nobre do Paço Municipal, às 14:30, e marca também a assinatura do Protocolo de Intenções entre a Prefeitura e a Fundação para atender crianças da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental da rede municipal, com o apoio da Secretaria de Educação (SMED).
 
“Estamos na metade da Década de Ação Pela Segurança no Trânsito (2010/2020), instituída pela ONU, e os esforços dos países signatários deverá ser redobrado para que a redução de 50% dos acidentes e mortes no trânsito seja uma realidade”, destaca Diza Gonzaga.
 
O mês de maio marca o início da Década de Ação e é o mês internacional da segurança no trânsito. Este ano o tema designado pela ONU é "Crianças e a Segurança no Trânsito", pois as crianças representam grande parcela dos mais vulneráveis no trânsito:
No mundo, cerca de 500 crianças perdem a vida por dia em acidentes de trânsito. (ONU)
No Brasil, a cada dia cinco crianças são vítimas fatais dos acidentes e outras dezenas ficam feridas e com sequelas permanentes. (Ministério da Saúde)
Acidentes de trânsito são a principal causa de trauma em crianças de 1 a 14 anos no país, configurando-se uma questão de saúde pública.
 
Programação Vida Urgente - Semana Global de Segurança Viária da ONU:
1. Abertura Oficial – Ato na Prefeitura de POA.
2. De 07 a 09 de maio Fundação participa do Congresso “Segurança no Trânsito das Crianças nas Américas” (San José – Costa Rica), levando sua experiência com o Vida Urgente. Neste congresso serão debatidos os Cinco Pilares da Década de Ação para a Segurança no Trânsito: 1.Segurança Viária;  2.Infra Estrutura; 3.Segurança Veicular; 4.Segurança para os usuários das estradas e 5. Responsabilidades pós-acidente.
3. Ação Escola Urgente: a Fundação promove com o apoio de 15 escolas de POA e Região Metropolitana a ação “Escola Urgente” que visa a conscientização dos motoristas a respeito dos cuidados que devem ser redobrados próximo às Escolas. A ação tem o patrocínio do Banrisul.
 

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: