comunicação > notícias > ver na íntegra
Para a Fundação, o trânsito deve ser visto também como uma questão de saúde pública
Reprodução
02/08/2019
Trânsito e saúde: você já parou para pensar nessa relação?
Brenda Parmeggiani | Comunicação Vida Urgente
5 de agosto é considerado o Dia Nacional da Saúde, uma data para chamar a atenção para os cuidados com a saúde dos brasileiros. E você sabia que o trânsito tem relação direta com o assunto?
 
De acordo com o professor da UnB e doutor em segurança no trânsito, David Duarte Lima, aproximadamente 1 milhão de pessoas ficam feridas em acidentes todos os anos no país. E mais: "Cerca de 300 mil pessoas todos os anos ficam com invalidez permanente, basta olhar os dados do DPVAT”, completa o especialista. Esses casos geram gastos de cerca de R$60 bilhões por ano em tratamentos de saúde, custos legais, entre outros prejuízos.
 
Para a Fundação Thiago Gonzaga, o trânsito é uma questão de saúde pública. Nesse sentido, Matthew Baldwin, coordenador europeu pela Segurança no Trânsito e Mobilidade Sustentável, reforça: “A segurança no trânsito não deveria ser diferente de qualquer outra doença não comunicável”. 
 
No entanto, para Ahmed Shelbaya, criador e diretor da Nada Foundation (Egito), a sociedade como um todo tem dificuldade de ver a questão por essa ótica: “Se descobríssemos um tratamento/cura para o câncer amanhã, imediatamente o aplicaríamos. Nós já temos o tratamento para a violência no trânsito, mas não o colocamos em prática”, lamenta.
 
Neste Dia Nacional da Saúde, nosso desejo é de mais vida a todos os brasileiros. Por isso, é tão importante cuidar da saúde como um todo, inclusive agindo diariamente por um trânsito mais humano e seguro.

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: