comunicação > notícias > ver na íntegra
Através da contação de histórias, as crianças aprendem importantes lições para um trânsito mais humano e seguro
Brenda Parmeggiani | Fundação Thiago de Moraes Gonzaga
05/08/2019
“Conta Comigo” fecha o primeiro semestre com mais de 80 apresentações
Brenda Parmeggiani | Comunicação Vida Urgente
Nos corredores da EMEF Moradas da Hípica, escola da zona sul de Porto Alegre, é fácil saber quando terminou uma sessão do “Conta Comigo”: em filas organizadas pelas professoras, as crianças não escondem a empolgação enquanto voltam para a sala de aula. A Ana Helena Carvalho dos Santos, de 7 anos, é uma delas: “Foi muito legal! Eu só atravesso a rua de mãos dadas”, completa.
 
O que a Ana Helena acabou de aprender e vivenciar com o projeto de educação infantil do Vida Urgente é muito importante. Afinal, segundo levantamento da EPTC, os atropelamentos representam 40% dos acidentes com crianças e adolescentes em Porto Alegre. Ainda, conforme o último relatório das Nações Unidas, pela primeira vez, os acidentes de trânsito tornaram-se a principal causa externa de morte de crianças e adolescentes entre 5 e 14 anos. Por isso, para a Fundação Thiago Gonzaga, a educação para o trânsito deve começar desde cedo. Nesse sentido, o “Conta Comigo” é uma importante ferramenta. O espetáculo, dedicado aos pequenos com idades entre 3 e 7 anos, aborda o tema de forma lúdica, desenvolvendo atitudes que preservam a vida, com hábitos seguros e adequados à faixa etária.
 
“A partir do ‘Conta Comigo’, elas se tornam importantes aliadas para influenciar o comportamento dos pais e familiares. O teatro e a técnica de contação de histórias, especificamente, são ferramentas excelentes para a educação infantil”, defende o diretor do espetáculo, Guilherme Ferrêra.
 
A temporada 2019 do projeto estreou em maio, durante a Semana Global de Segurança no Trânsito da ONU. Em três meses de circulação, o espetáculo já teve mais de 80 apresentações para aproximadamente 2.700 crianças, num total de 25 escolas atendidas gratuitamente em Porto Alegre. Uma delas foi a Instituição de Educação Infantil Vovô Cazemiro. “Para nós, é muito importante poder contar com uma atividade de tanta qualidade e sobre um assunto fundamental como o trânsito. O espetáculo está lindo e todos nós adoramos. Eu nem imaginava que os pequenos interagiriam tanto!”, contou a coordenadora pedagógica Aneria Soares, surpresa sobre a reação das turmas com 3 e 4 anos de idade.
 
As apresentações do “Conta Comigo” são gratuitas, viabilizadas pelos parceiros institucionais da Fundação Thiago Gonzaga. As sessões acontecem em escolas públicas e privadas da capital nas terças, quartas e quintas-feiras, com duração de aproximadamente 30 minutos. A temporada 2019 do projeto continua até o fim de novembro e as solicitações de agendamento podem ser feitas pelo e-mail vidaurgente@vidaurgente.org.br. 
Notícias relacionadas

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: