comunicação > notícias > ver na íntegra
Em meio a muita emoção, mais uma placa foi inaugurada no Memorial às Vítimas de Trânsito na Praça da Juventude Thiago Gonzaga
Juliano Blotta | Fundação Thiago de Moraes Gonzaga
11/11/2019
Evento pelo Dia em Memória às Vítimas de Trânsito reúne cerca de 200 pessoas
Brenda Parmeggiani | Comunicação Vida Urgente
Um dia de homenagens e saudade, mas também de alerta sobre a segurança no trânsito. O evento na Praça da Juventude Thiago Gonzaga, realizado no domingo, dia 10 de novembro, marcou o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Trânsito. Aproximadamente 200 pessoas compareceram, entre pais, mães e familiares, voluntários Vida Urgente e autoridades.
 
O Coral Vida Urgente abriu as homenagens com um repertório emocionante, incluindo músicas como “Dia Especial”, “What a Wonderful World” e “Para pra Pensar”. A criadora da Fundação, Diza Gonzaga, chamou a atenção para a necessidade de se humanizar as estatísticas: “O trânsito no Brasil é responsável pela principal causa de morte de jovens de 14 a 29 anos, então não é exagero dizer que é uma verdadeira guerra o que acontece nas nossas avenidas e estradas. É também para chamar a atenção da sociedade que aqueles números frios que vemos nas manchetes de jornais têm rosto, têm famílias, têm sonhos, têm história”.
Este ano, convidamos mães e pais do Grupo de Apoio Vida Urgente a compartilharam seus sentimentos em forma de texto.
 
“As pessoas às vezes questionam como a gente sobrevive à perda inesperada de um filho. É difícil e muito dolorido, mas a gente não morreu junto. De repente, de náufrago sozinho num imenso oceano, com poucas forças, surge uma boia chamada Vida Urgente, que nos acolhe”, escreveu Ângela Vieira Marques, mãe do Eduardo.
 
“Aqui, há muita vida, porque ela sim é urgente! No dia do amor, compartilhamos lembranças, abraços, risos e sentimentos nobres misturados. Gratidão, Diza, por criar a Fundação e nos mostrar que a vida continua e que nossos filhos estão por aí borboleteando na Praça da Juventude, um lugar de muita luz”, disse emocionada Janaína Soares Borba, mãe da Allana.
 
“Tão menina e já voaste como uma linda borboleta, por outras paisagens. Tão menina e já me ensinaste mais do que eu queria aprender. Voa alto, minha filha, como uma linda borboleta feliz, levando seu sorriso por este mundo sem fim. Te amarei eternamente”, declarou Aglay Antunes, mãe da Caren.
 
Este ano, 29 pessoas que tiveram suas vidas interrompidas foram homenageadas. São elas: Alan Vinicius Gerhardt, Ana Paula Cavalheiro de Carvalho, Angélica da Silva dos Santos, Bernardo Coelho Marques, Bruno Jean Alves, Bruno Pagliarini Herter, Carlos Augusto Prates Sant'Anna, Claudia dos Santos Silva, Clóvis José Tres, Daniel Tres, Douglas Cleiner da Silva Gonçalves, Eva Nely Pereira, Fabiano da Silva Benites, Gabryella Aroldi, Josias de Almeida Júnior (Juninho), Josué Alan Drewanz, Juliano Forcarine Baroni, Leonardo Aguiar Cid da Silva, Luiz Henrique Castro, Mara Ângela da Silva Iglesias, Maria Da Luz Vieira dos Santos, Miguel Borges Pereira, Murillo Flores Portal, Pedro Henrique Mello Guerreiro, Ricardo Andrade de Almeida, Rissardi de Oliveira Souza, Roberto Azeredo Prochnau, Rosane Rott de Oliveira e Thiago Schneider Borges. A placa com seus nomes foi inaugurada e agora faz parte do primeiro Memorial em homenagem às vítimas de trânsito do Brasil e um dos primeiros na América Latina.
 
Para encerrar a cerimônia, centenas de balões brancos foram soltos ao céu, como símbolo de amor dos familiares. Dentro de cada um, encontravam-se sementes para espalhar vida por onde passarem.  
 
O evento também foi destaque na imprensa gaúcha, com reportagens no Bom Dia Rio Grande e no Jornal do Almoço, e no mundo, com destaque para o site da Aliança Global de ONGs pela Segurança no Trânsito.
 
 
 
Notícias relacionadas

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: