comunicação > notícias > ver na íntegra
26/04/2010
Capacitação de Voluntários – O relato de uma nova voluntária da Vida
Schariane Kozak/FTMG

As pessoas iam chegando aos poucos. Nos seus olhares havia uma mistura de curiosidade, timidez e excitação, que eu também experimentava. Embora já conhecesse a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e grande parte de sua equipe, meus colegas, decidi assistir tudo como uma criança em território desconhecido – inicialmente apenas observaria, depois, caso agradasse, me permitiria vivenciar aquela nova experiência intensamente. 

O Capacitação de Voluntários iniciou na manhã de sábado com as palavras de boas vindas da equipe do Vida Urgente. Com um sorriso no rosto e um tom acolhedor não foi difícil perceber que todos que estavam ali o faziam com amor e era esse sentimento que queriam passar para nós, voluntários.

O discurso da Presidente da Fundação, Diza Gonzaga, fez perceber a importância de pessoas que lutem pela causa da Vida. Mais do que conscientizar sobre o cuidado no trânsito, Diza queria que percebêssemos o real valor da Vida e a força que nós, jovens, temos para disseminar essa verdade e mudar o destino de pais, irmãos, amigos que perdem diariamente pessoas queridas em trágicos acidentes de trânsito. 

O pai de Thiago, Régis Gonzaga, juntou-se à Diza para falar sobre a cultura do herói e a necessidade de desmistificação dessa idéia, já inerente aos jovens. Associado a isso estão os problemas do álcool, da velocidade e do não cumprimento das regras de trânsito, que são as principais causas de acidentes. 

No fim, é tudo uma questão de mudança de pensamento, que nos foi passada ao longo da tarde de sábado através de dinâmicas e outras atividades, sempre ressaltando a importância do trabalho em grupo e a diferença que podemos fazer na Vida de outra pessoa, apenas doando um pouquinho do nosso tempo e da nossa atenção. 

A verdade é que aos poucos aquelas pessoas, aquelas palavras, aquele sentimento iam conquistando-me, sem pré-julgamentos ou sensacionalismo, apenas soube que deveria abraçar a causa da Fundação e ser mais um multiplicador de Vida. O ritual das velas, acendidas por um, por dois, por quatro e assim por diante, emocionou e provou aos voluntários que é possível atingir cada vez mais pessoas e difundir pelo mundo a mensagem de valorização e preservação da Vida. 

O segundo dia foi destinado à apresentação das ações institucionais do Programa Vida Urgente. Em cada ocasião, a abordagem é feita de maneira diferente, de acordo com o público a ser atingido e a mensagem que se quer transmitir naquela situação. Ouvi que o mais importante não é com quantas pessoas conversamos, mas sim a maneira como conversamos com cada uma delas, que é única e merece atenção especial. 

E essa dedicação fica evidente no planejamento de cada ação, no material produzido, na mobilização da equipe, da qual podemos nos sentir orgulhosos em fazer parte. A história de Dango, um exemplo que enfrentou a paralisia causada por um acidente de carro e que hoje leva a todos os cantos do país o ideal de superação e amor à vida, estimulou os voluntários a criar ações para serem colocadas em prática. 

O resultado dessa tarefa foi gratificante não só para os capacitadores, mas a todos que participavam do curso. Ideias criativas, com a força de mobilizar e realmente transformar a nossa realidade, foram a prova de que, mais do que um Capacitação de Voluntários do Vida Urgente, o curso serviu como uma formação de cidadãos comprometidos com um mundo melhor. 


• Schariane Kozak é estudante de jornalismo e desde o início de abril integra a equipe do Vida Urgente. Sem ter passado pela experiência de voluntariado, participou do Capacitação de Voluntários neste último final de semana, 24 e 25 e abril, abrindo-se para a experiência, como as asas de uma borboleta quando sai do casulo.

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: