comunicação > notícias > ver na íntegra
União e energia positiva marcam o curso
Foto: Alex Camargo/FTMG
27/03/2011
Capacitação de Voluntários forma lideranças para uma mudança de cultura
Camila Weinmann / Comunicação Vida Urgente

Como se constroem as grandes mudanças no planeta? Transformar o mundo em um lugar mais humano e menos violento depende do protagonismo de jovens que podem provocar grandes revoluções. Para formar lideranças capazes de mobilizar a sociedade para uma mudança de cultura, a Fundação Thiago Gonzaga realizou mais duas edições da Capacitação de Voluntários, no Rio Grande do Sul e no Espírito Santo.

 
Durante dois dias inteiros, cerca de 230 voluntários do Vida Urgente participaram de painéis e dinâmicas que os instigaram a lutar pelos interesses coletivos e se tornarem verdadeiros empreendedores sociais. Dezenas de instituições educacionais estavam representadas no curso, que também estimulou a criação de ações práticas de conscientização voltadas a públicos específicos, com foco nos diferentes atores do trânsito.
 
A presidente da Fundação, Diza Gonzaga, emocionou o público ao contar a história de Thiago e do surgimento deste trabalho de mobilização social. Com o bom humor habitual, Régis Gonzaga falou sobre a importância de estarmos alerta diante do apelo feito pela publicidade de marcas de bebidas alcoólicas e da disseminação do consumo de drogas.
 
As dinâmicas propostas pelo professor Carlos Barcelos – o nosso professor Carlão – trabalharam conceitos como sinergia, cidadania, voluntariado e responsabilidade social. Em um dos momentos de maior comoção, o voluntário Adão Ribeiro Neto, o Dango, falou sobre superação, amizade e alegria de viver durante o relato sobre sua vida depois do acidente que o deixou tetraplégico. 
 
Para a intercambista Patrícia Carvalhal, o depoimento de Dango oportunizou conhecer de perto a realidade com que trabalha como voluntária do Vida Urgente. “Com certeza não saio a mesma desta experiência. Ficarei mais atenta à vida”, comenta. Como educadora social, ela levará na bagagem as vivências aprendidas para aplicar no país onde mora: a Suíça.
Rio Grande do Sul
Espírito Santo

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: