comunicação > notícias > ver na íntegra
Mesa redonda abordou o tema Década para a Segurança no Trânsito
Foto: Natacha Gastal/ FTMG
01/07/2011
Fórum Nacional discute soluções para transporte e mobilidade urbana
Comunicação Vida Urgente

Um olhar atento para a participação social na construção de um trânsito mais cidadão. Este foi o destaque da 75ª reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, realizada nos dias 30 de junho e 1º de julho em Porto Alegre. Duas organizações não governamentais foram convidadas a apresentar sua expertise para incentivar o envolvimento da sociedade: Fundação Thiago Gonzaga e Criança Segura do Brasil.

 
A presidente da Fundação, Diza Gonzaga, apresentou o programa Vida Urgente no painel Década para a Segurança no Trânsito. “Considero um avanço a presença da sociedade civil para discutir esse tema, que para nós é uma questão de comportamento”, afirma, destacando a importância de construir parcerias entre os poderes público e privado.
 
O encontro propõe a criação de redes de atuação para mobilizar a sociedade nos municípios e estados.  O objetivo é discutir melhorias técnicas e legislativas para o transporte urbano no país, tratando de questões como transporte, mobilidade urbana e tecnologia. Além de uma questão de engenharia, educação e esforço legal, o Fórum apresenta novas abordagens para o trânsito, como comportamento, saúde pública e meio ambiente.
 
Para a diretora institucional da Fundação, Ana Maria Dall’Agnese, quando se fala em educação para o trânsito  as intervenções devem ser locais, mas as ações precisam ser globais. “Cada vez mais as pessoas entendem que o trânsito é uma relação social, e que de nada adianta termos boas condições de tráfego se não produzirmos o resultado esperado por todos: a preservação da vida e da integridade”, comenta.
 
A reunião também abordou o tema “Frota para 2014 e alternativas de combustíveis” e foi encerrada com uma visita técnica à fábrica de Neobus, em Caxias do Sul. Participaram secretários e dirigentes de transportes e trânsito de capitais e metrópoles regionais de todo o país.
 
Quem esteve presente
- Secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno de Lima,
- Diretor geral interino do Denatran, Orlando Moreira da Silva
- Presidente da ANTP, Ailton Brasiliense Pires
- Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigente Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, Ademar Gondim
- Prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti
- Diretor presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari
- Presidente da Trensurb, Humberto Kasper
- Secretário Municipal de Transporte e Mobilidade de Canoas, Luiz Carlos Bertotto
- Coordenadora nacional da ONG Criança Segura, Alessandra Françoia
Vida Urgente no Fórum

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: