comunicação > notícias > ver na íntegra
Caminho Seguro - Star Rating for Schools é uma parceria entre a Fundação Thiago Gonzaga, Prefeitura de Porto Alegre e iRAP
Gustavo Roth | EPTC | PMPA
08/11/2019
Star Rating for Schools chega a Porto Alegre
Brenda Parmeggiani | Comunicação Vida Urgente
Garantir a segurança no entorno escolar é contribuir para que vidas de crianças e jovens não sejam interrompidas. Conforme levantamento da EPTC, 40% dos acidentes com crianças e adolescentes em Porto Alegre são atropelamentos. Para mudar essa realidade, o projeto Caminho Seguro – Star Rating for Schools, uma parceria entre a Fundação Thiago Gonzaga e a Prefeitura de Porto Alegre, prevê a avaliação com o aplicativo do International Road Assessment Programme (iRAP) para identificar as principais necessidades da escola e da área em que ela se localiza em termos de infraestrutura e segurança.
 
Para o diretor regional das Américas do iRAP, Julio Urzua, a união de esforços entre a sociedade civil organizada e o poder público, é capaz de promover reais transformações: “Mais de 40 mil brasileiros perdem a vida no trânsito todos os anos e cerca de 300 mil ficam feridos. Nós fazemos a nossa parte e precisamos que o poder público se junte a nós em defesa da vida”.
 
Além disso, toda a comunidade escolar – estudantes, professores, pais e mães – será envolvida no projeto, através de ações educativas e de conscientização realizadas pela Fundação Thiago Gonzaga e pela EPTC, com o objetivo de desenvolver hábitos de preservação da vida. Nesta primeira etapa do Caminho Seguro, serão cinco escolas contempladas – incluindo a Mané Garrincha. As atividades estão previstas para o início do ano letivo de 2020.
 
“É só com educação que vamos conseguir mudar essa verdadeira guerra que é o trânsito. Precisamos preservar a vida das nossas crianças e dos nossos jovens”, alerta Regis Gonzaga.
 
A ferramenta já está sendo testada em 30 países e terá o lançamento oficial em fevereiro, durante a terceira Conferência Global Ministerial, na Suécia. Com o Caminho Seguro, Porto Alegre é a primeira cidade no país a desenvolver um projeto com o Star Rating for Schools. 
 
“Estamos muito felizes com essa parceria. O projeto demonstra a preocupação que Porto Alegre tem com a mobilidade e a segurança no trânsito”, conclui o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Marcelo Gazen.
Notícias relacionadas

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: