comunicação > notícias > ver na íntegra
06/12/2022
Fundação Thiago de Moraes Gonzaga lança plataforma colaborativa “Transitando Pela Vida”
Letícia Weiss
Em defesa da vida, a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga lançou a plataforma transitandopelavida.org.br durante a 5ª Reunião Ordinária da Câmara Temática de Educação para o Trânsito (CTEDUC), em Brasília, no dia 8 de dezembro.  
 
O site busca conectar legisladores, gestores públicos e sociedade a informações relevantes, estudos de caso, boas práticas e outros materiais relacionados à segurança viária. Entre os objetivos do projeto, está a disponibilização de dados que possam servir de subsídios para o desenvolvimento de legislações futuras, programas de governo e projetos da sociedade civil sobre o tema. 
 
“Com o lançamento, convidamos todos os membros da Câmara Temática e outras instituições a colaborarem com o enriquecimento da plataforma. Precisamos reunir dados que retratem a realidade do nosso trânsito no Brasil e que sirvam de base para a criação de políticas públicas assertivas na preservação da vida”, argumenta Diza Gonzaga, presidente da Fundação Thiago Gonzaga. 
 
Diza destaca ainda que o trânsito é mais que um tema das pastas de segurança ou das polícias nas suas diversas esferas, trata-se de uma questão de saúde pública: "Esta guerra motorizada tem matado milhares de brasileiros por ano. Sem contar aqueles que perdem a vida tempos depois do sinistro e não entram para as estatísticas".  
 
Com o intuito de realizar uma atualização periódica e colaborativa da plataforma, outras instituições (públicas ou privadas) poderão submeter conteúdos, principalmente no que diz respeito a boas práticas. Aberta e gratuita, a plataforma “Transitando pela Vida” estará disponível a todos. 
 
A criação da plataforma faz parte do projeto “Vida Urgente – Children Safer in Traffic”, selecionado na rodada 17 do Programa de Subsídios do Global Road Safety Partnership (GRSP) - com apoio financeiro da Bloomberg Philanthropies.  O projeto está alinhado globalmente à Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030 e, nacionalmente, ao novo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), lançado em setembro de 2021.
 
A apresentação da plataforma na 5ª Reunião Ordinária da Câmara Temática de Educação para o Trânsito (CTEDUC) foi realizada por Eduardo Bohn, coordenador do projeto, e contou com a presença a coordenadora Institucional da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, Larissa Gonzaga.
 
 

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: