comunicação > notícias > ver na íntegra
29/08/2023
PORTO ALEGRE HOMENAGEIA NOSSO QUERIDO FUNDADOR, REGIS GONZAGA
Comunicação Vida Urgente / FTMG

A manhã fria, mas ensolarada de domingo, marcou a inauguração da rótula Regis Gonzaga, localizada no bairro Espírito Santo e responsável pela ligação das estradas do Campo Novo, Serraria e Av. Juca Batista, na Zona Sul de Porto Alegre. A homenagem foi uma iniciativa de seu colega de Unificado e ex-vereador, Ênio Kaufmann, que através de um projeto de lei, aprovado na Câmara dos Vereadores e sancionado pelo prefeito de Porto Alegre, homenageou o amigo, com quem trabalhou por mais de 50 anos. Conforme o professor Ênio, apesar da tristeza e saudade, Regis “era um professor inigualável e um amigo inesquecível”, por isso merece todas as homenagens. 

Agora, além de já ter seu trabalho reconhecido por ex-alunos, voluntários do Vida Urgente e sociedade gaúcha, Regis vai ser celebrado também pelas pessoas que transitam pela zona sul da capital. Quem avistar as placas de sinalização da rótula, que vai ganhar seu nome, verá escrito abaixo o termo “Educador Emérito”.

Emocionada, Diza Gonzaga, fundadora do Vida Urgente e esposa de Regis, falou sobre momentos felizes de sua vida com o marido e lembrou que da dor pela perda do filho Thiago em um acidente de trânsito, criaram a Fundação Thiago Gonzaga, mas que agora está lutando pela perda de Regis. Assim como criou a fundação, e instalou a Escola de Trânsito do Detran RS, no qual também é diretora, Diza deve criar algo novo com a partida do seu companheiro da vida. 

Para a filha do casal e diretora institucional da Fundação, Larissa Gonzaga, apesar da tristeza com a perda, fica feliz com o reconhecimento ao pai, pois quem passar pelo local, sempre lembrará ou se perguntará quem foi Regis Gonzaga e assim ele deixa seu legado aos gaúchos. 

O irmão mais velho e também professor, Sergius Gonzaga, lembrou do jeito diferente e cativante de Regis, que com sua empatia e calor humano, o irmão conquistava alunos de todas  as turmas com seu senso de humor. “Foi um professor diferenciado, especial.. sabia o nome de todos os alunos.. Pra mim foi um baque terrível. Estivemos juntos por 70 anos, com uma vida bastante próxima”. Sergius e Regis foram colegas de profissão nos mesmos cursinhos e também vizinhos de bairro. “A homenagem é  justa e importante, pois sedimenta o que foi esse amigo, esse irmão”, finaliza.

Regis Gonzaga faleceu aos 71 anos, em 22 de dezembro de 2021, de parada cardíaca. Além de pai de Thiago e mais 5 filhos (Larissa, Carol, Paula, Vicente e Gerson),  Regis também foi sócio fundador do Grupo Unificado e dos Colégios Leonardo da Vinci. Mas foi como professor de matemática que o “Tio”, como era carinhosamente chamado pelos seus alunos, marcou a vida de milhares de estudantes nas mais de 5 décadas dedicadas ao ensino de uma das matérias mais temidas no vestibular, a Matemática.

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: