comunicação > notícias > ver na íntegra
O projeto Mobilidade 360º será uma das atrações da Assembleia Mundial de Jovens pela Segurança no Trânsito na Suécia
Natacha Gastal | Fundação Thiago de Moraes Gonzaga
15/02/2020
Mobilidade 360° chega à Suécia
Brenda Parmeggiani | Comunicação Vida Urgente
O Vida Urgente vai atravessar o Atlântico com uma bike. Quer dizer... com uma experiência de realidade virtual sobre a vida do ciclista em Porto Alegre.
 
É o projeto Mobilidade 360º, desenvolvido em parceria pela Global Shapers e a Fundação Thiago Gonzaga, que será uma das atrações da Assembleia Mundial de Jovens pela Segurança no Trânsito em Estocolmo, na Suécia. 200 delegados jovens de mais de 70 países vão experimentar como é andar de bicicleta na capital gaúcha durante a recepção que a YOURS (Youth for Road Safety) vai oferecer no dia 18 de fevereiro, à noite.
 
Com um vídeo em 360º, um par de óculos de realidade virtual e uma bike de verdade, o projeto pretende gerar empatia entre os participantes: “O Mobilidade 360° visou o engajamento para participação da sociedade civil na construção de uma cidade mais humana. Pouco nos colocamos no lugar do outro, assim, através do olhar de um ciclista, quisemos mostrar as dificuldades da falta de empatia no trânsito, mas também a possibilidade de um futuro mais harmônico”, explica Pedro Amaral Reis, um dos idealizadores do projeto.
 
Para Guilherme Novak, também idealizador do projeto, a realidade virtual pode ser uma grande aliada para a educação e a conscientização: “Usando óculos de realidade virtual, você pode experienciar exatamente o que ciclistas, motoristas, pedestres, passageiros vivem no seu dia-a-dia. O projeto nos permitiu enxergar na prática o quanto é possível usar tecnologias exponenciais para disseminar iniciativas de impacto social. E a realidade virtual nos permite acelerar esse processo”.
 
Centenas de jovens já experimentaram o Mobilidade 360º com a Fundação Thiago Gonzaga ao longo de 2019, como parte dos Workshops Vida Urgente. Esta é a primeira vez que o projeto ultrapassa as fronteiras do Brasil:  “Saber que uma iniciativa simples e de baixo custo, porém impactante, chegará a jovens de mais de 70 países torna ainda mais claro o potencial de tecnologias exponenciais para impacto social. Estou animado com o alcance do projeto”, admite Guilherme. “Me sinto extasiado em saber que poderemos compartilhar nossa realidade com o mundo todo e saber que estamos contribuindo na construção de uma mobilidade mais segura”, completa Pedro.
 
 
 
Ficha Técnica
Direção: Guilherme Novak e Pedro Amaral Reis
Captação: Pedro Amaral Reis
Edição: Guilherme Novak
Narração original: Pedro Amaral Reis
Tradução: Marcela Ávila
Trilha sonora: Mariano Telles
 
Notícias relacionadas

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: