comunicação > notícias > ver na íntegra
![]() A Conferência Global Ministerial reuniu mais de 1.700 pessoas para renovar o compromisso mundial com a segurança no trânsito
Brenda Parmeggiani | Fundação Thiago de Moraes Gonzaga
04/03/2020 Governos de todo o mundo se comprometem pela Segurança no Trânsito na Conferência Global Ministerial
Brenda Parmeggiani | Comunicação Vida Urgente
Mais de 1.700 pessoas vindas de mais de 140 países, todas com o mesmo objetivo: um trânsito mais seguro para todos. Em outras palavras, colocar em prática o Visão Zero.
Foram dois dias de discussões, painéis, palestras e exemplos de todo o mundo, em Estocolmo na Suécia. A 3ª Conferência Global Ministerial de Segurança no Trânsito encerrou com a renovação do compromisso com a segurança no trânsito depois da Década de Ação, reconhecendo que o grande ganho foi o tema ter entrado na agenda política. O consenso entre lideranças da OMS e da sociedade civil é que os governantes estão mais cientes da urgência da segurança no trânsito do que há dez anos. Mas é preciso mais. É preciso comprometimento. É necessária vontade política.
“Trabalhem, mantenham suas promessas e salvem vidas. Se vocês não o fizerem, nada vai mudar”, Lotte Brondum, diretora executiva da Aliança Global de ONGs pela Segurança no Trânsito, exigindo o engajamento dos líderes mundiais.
Diante do desafio global que a segurança no trânsito representa, no encerramento da Conferência, cerca de 140 países adotaram a Declaração de Estocolmo. O documento leva em consideração as declarações anteriores, apresentadas nas edições de Moscou (2009) e Brasília (2015), e conecta a segurança no trânsito à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da ONU. A renovação do compromisso pela construção de um trânsito mais seguro, segundo a Declaração de Estocolmo, passa por:
• Abordar as relações entre segurança no trânsito, saúde, desenvolvimento, educação, igualdade de gênero, sustentabilidade e meio ambiente;
• Incentivar os governos nacionais a contribuírem para a redução das mortes no trânsito em pelo menos 50% entre 2020 e 2030;
• Chamar a atenção de toda a comunidade internacional para as perdas inaceitáveis de crianças e jovens no trânsito como prioridade, aumentando o compromisso político com esses públicos;
• Estabelecer estratégias e planos de ação nacionais, regionais e locais, com a contribuição de diversas instituições e agências de diferentes setores, sejam públicas ou privadas;
• Acelerar a mudança para modos de transporte mais seguros, limpos, eficientes e acessíveis, incluindo caminhar, andar de bicicleta e integrar esses modos ao transporte público;
• Incentivar o desenvolvimento e a implantação de tecnologias para melhorar a acessibilidade e a segurança no trânsito;
• Assegurar o acesso a serviços de assistência médica de emergência e de longo prazo de alta qualidade aos feridos e reconhecer que uma resposta eficaz pós-acidente inclui também apoio mental, social e legal para vítimas, sobreviventes e famílias;
• Concentrar-se no gerenciamento de velocidade, incluindo o fortalecimento da aplicação da lei para evitar excesso de velocidade e exigir uma velocidade máxima de 30 km/h em áreas onde usuários vulneráveis circulam frequentemente;
• Garantir que todos os veículos produzidos e vendidos para todos os mercados até 2030 estejam equipados com os níveis adequados de segurança e que sejam oferecidos incentivos para o uso de veículos com o desempenho de segurança mais aprimorado possível;
• Incentivar o aumento do investimento em segurança viária, reconhecendo as altas taxas de retorno da prevenção de lesões e a necessidade de ampliar as atividades para atender aos ODS;
• Salientar a importância de monitorar e relatar o progresso realizado, no sentido de coletar, publicar e disseminar dados através de relatórios sobre segurança no trânsito.
Finalizando o evento, o ministro da infraestrutura da Suécia convidou todos a se empenharem para fazer com que a Declaração de Estocolmo seja posta em prática e a se engajarem na busca pela Visão Zero: “Eu estou comprometido. Mas não se faz nada sozinho... Vamos todos nos unir!”, convidou Tomas Eneroth.
E o time internacional Vida Urgente representou a sociedade brasileira, participando de sessões paralelas, das atividades de organizações parceiras e compartilhando a experiência de mais de 20 anos da Fundação na construção de um trânsito mais humano e seguro para todos.
Leia mais abaixo sobre as atividades paralelas realizadas em Estocolmo na semana da Conferência.
TREINAMENTO DA ALIANÇA GLOBAL DE ONGS PELA SEGURANÇA NO TRÂNSITO
![]()
O trabalho por um trânsito mais humano e seguro passa pelos governos, mas também – e muito! – pela sociedade civil organizada. “As ONGs, por sua atuação permanente junto à sociedade, têm um papel decisivo para fazer as mudanças que a população espera para reduzir o número de vidas perdidas no trânsito”, lembra Diza Gonzaga.
É por isso que a Aliança Global de ONGs pela Segurança no Trânsito, organização mundial da qual a Fundação Thiago Gonzaga é membro, organizou um treinamento sobre gerenciamento de campanhas para mudança de cultura. Com apoio da Road Safety Analisis e da So-Mo, a Aliança reuniu, de 15 a 17 de fevereiro em Estocolmo, membros de mais de 20 países para trocar experiências, conhecer projetos e abordagens de sucesso na área.
SEMINÁRIO CHILD HEALTH INITIATIVE
As crianças são um público importante ao se pensar a segurança no trânsito. Conforme o último relatório das Nações Unidas, pela primeira vez, os acidentes de trânsito tornaram-se a principal causa de morte de crianças e adolescentes entre 5 e 14 anos de idade.
![]()
Voltada para a saúde e a mobilidade de crianças de todo o mundo, a Child Health Initiative realizou um seminário no dia 17 de fevereiro em Estocolmo. O evento reuniu especialistas e representantes de organizações e governos para apresentar projetos de sucesso e discutir estratégias para tornar o trânsito mais seguro para as crianças. Estiveram presentes Jean Todt, enviado especial da ONU pela Segurança no Trânsito; Etienne Krug, diretor do Departamento de Prevenção de Lesões e Violência da OMS; Zoleka Mandela, escritora, neta de Nelson Mandela e embaixadora global da Child Health Initiative; Mattias Landgren, do Ministério da Infraestrutura da Suécia, entre outros.
![]()
O seminário também foi palco para o lançamento global do Star Rating for Schools, ferramenta do iRap que propõe o sistema de avaliação por estrelas no entorno escolar. A Fundação Thiago Gonzaga, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre e apoio técnico do iRap, desenvolve o primeiro projeto no Brasil com o app.
![]()
LANÇAMENTO DOS RESULTADOS DA PESQUISA POPULAR
![]()
Mais de 5.600 pessoas participaram da Pesquisa Popular em todo mundo. São milhares de vozes, histórias, famílias, VIDAS. A pesquisa é parte da campanha #CommitToAct, realizada pela Aliança Global de ONGs pela Segurança no Trânsito em 132 países e pela Fundação Thiago Gonzaga no Brasil.
Os resultados foram apresentados em Estocolmo, durante a 3ª Conferência Global Ministerial de Segurança no Trânsito. A pesquisa revela que 57% dos participantes já se envolveram em algum incidente de trânsito; 87% conhecem alguém que perdeu a vida no trânsito; e 95% conhecem alguém que tenha se ferido no trânsito. Mais que números, os resultados mostram como a violência no trânsito afeta a vida das pessoas.
Veja o relatório completo “O dia em que nosso mundo caiu: O custo humano da falta de ação pela segurança no trânsito”. Assista também ao vídeo.
EXPOSIÇÃO ALIANÇA GLOBAL DE ONGS PELA SEGURANÇA NO TRÂNSITO
![]()
Para chamar a atenção das autoridades presentes na 3ª Conferência Global Ministerial e sensibilizá-las quanto à urgência do tema, a Aliança Global de ONGs pela Segurança no Trânsito e seus membros montaram uma exposição interativa na Estação Central de Estocolmo. O tema central foi “a magnitude da crise global de segurança no trânsito e soluções que funcionam”.
Entre os dias 18 e 20 de fevereiro, quem passasse pelo local veria, por exemplo, a instalação “Todos os dias contam”: uma pilha de sapatos para representar a dura realidade de 3,7 mil vidas perdidas no trânsito diariamente. Além disso, para apresentar soluções que contribuem para a construção de um mundo mais humano seguro, as organizações participantes da Aliança mostraram um pouco do trabalho que realizam em seus países. Para saber mais sobre a apresentação da Fundação Thiago Gonzaga, clique aqui.
ASSEMBLEIA MUNDIAL DE JOVENS PELA SEGURANÇA NO TRÂNSITO
![]()
170 delegados jovens de 75 países juntos, discutindo, refletindo, trocando experiências... E, entre eles, os nossos voluntários Julia Gonzaga e Thiago Gruner. Assim foi a 2ª Assembleia Mundial de Jovens pela Segurança no Trânsito, dia 18 de fevereiro em Estocolmo.
O evento se propôs a discutir mobilidade e juventude com especialistas da área como Etienne Krug, Zoleka Mandela e outros, que puderam dar boas ideias e também ouvir o que os jovens têm a falar sobre segurança no trânsito.
![]()
O resultado de tudo isso está na Declaração Jovem, entregue pelo voluntário Vida Urgente e co-chair do evento Thiago Gruner à Organização Mundial da Saúde. E a principal mensagem é “não queremos que o trânsito interrompa nossos sonhos”. Clique aqui para saber mais sobre a Declaração Jovem e lê-la na íntegra.
MOBILIDADE 360º NA SUÉCIA
Se o Mobilidade 360º já era um sucesso em solo gaúcho, imagina só como foi na Suécia! O projeto em parceria da Global Shapers Porto Alegre e da Fundação Thiago Gonzaga foi a atração na recepção da YOURS para comemorar os resultados da Assembleia Mundial de Jovens pela Segurança no Trânsito.
E a galera adorou pedalar pelas ruas de Porto Alegre virtualmente. “Andar de bicicleta lá ou aqui em Estocolmo é parecido, mas foi só com a experiência que me dei conta do quão vulnerável eu posso estar no meu dia a dia”, refletiu a sueca Helena Sjöberg.
“Uau! A experiência é demais. E só me deu mais confiança para trabalhar por uma mobilidade mais segura”, concluiu a egípcia Hania Tarek.
![]() ![]() ![]() Notícias relacionadas
15/02/2020
Envie seu comentário!
![]() ![]()
Fundação Thiago de Moraes Gonzaga
Fone/Fax: + 55 51 3231 0893 Rua Botafogo, 918 - Bairro Menino Deus Porto Alegre / RS - CEP: 90150-052
Copyright 2010 © Vida Urgente
Desenvolvido por Espaço Experiência PARCEIROS
APOIADORES
|