comunicação > notícias > ver na íntegra
Voluntária exibe cartaz da campanha Repense a Mobilidade durante ação em Arroio do Meio
15/05/2023
Fundação Thiago de Moraes Gonzaga participa da 7ª Semana Global de Segurança no Trânsito da ONU de 15 a 21 de maio
Comunicação FTMG
A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga une-se à Organização Mundial da Saúde (OMS) na promoção da 7ª Semana Global de Segurança no Trânsito da ONU, que acontece dos dias 15 a 21 de maio. A semana nos instiga a Repensar a Mobilidade, a fim de tornar a caminhada, o ciclismo, o transporte público e o trânsito no geral mais seguros, sustentáveis, acessíveis e cheios de vida. A ONU também propõe uma mudança no jeito que transitamos pelo mundo, para um meio de transporte mais sustentável que beneficie a sociedade, como as bicicletas e os ônibus.
 
Porém, mudanças de comportamento exigem novos cuidados. Ao estimularmos o convívio entre o maior ator do trânsito urbano, os ônibus, e os atores mais frágeis e vulneráveis, pedestres e ciclistas, somos obrigados a oferecer condições para que todos se desloquem em segurança e não tenham seus caminhos interrompidos.
 
A utilização da bicicleta como meio de transporte é uma alternativa saudável, sustentável, ágil e barata, porém para que seja atrativa, tem que ser, acima de tudo, segura. No Brasil, as mortes de ciclistas já representam 5% do total e em tendência crescente, e para cada sinistro fatal, muitos outros ferem e traumatizam suas vítimas. Ainda que Porto Alegre apenas tenha contabilizado uma morte de ciclista nos primeiros 4 meses de 2023, registrou 91 incidentes envolvendo bicicletas.
 
Para revertermos essa situação são necessárias iniciativas tanto no que diz respeito à infraestrutura, mas também, no que toca ao comportamento dos condutores. Tanto os dados quanto a experiência acumulada da Fundação junto a sociedade reforçam o risco sofrido pelos ciclistas quando dividem o espaço de circulação com os ônibus. São frequentes os relatos dos chamados “fininhos”, situações em que os ônibus passam tão perto dos ciclistas a ponto de assustar, desequilibrar e ferir o ciclista. 
 
Sabendo dos benefícios tanto do estímulo ao transporte público coletivo quanto ao uso da bicicleta, a Fundação participa da semana da ONU com a campanha Repense A Mobilidade: Por Mais Vida no Trânsito, com um foco na interação entre os veículos de transporte coletivo e os ciclistas, desenvolvendo ações nas redes sociais (#RepenseAMobilidade) e sensibilização através de encontros com autoridades, associações representativas de transportadores, empresários, motoristas e entidades representativas, reforçando a necessidade de se desenharem iniciativas e políticas de conscientização junto aos condutores do transporte público, tornando possível o convívio saudável entre estes dois modais.
 
 
Vamos Repensar a Mobilidade? Não são só carros que circulam pelas vias, são motos, bicicletas, ônibus, mais do que isso, são VIDAS. 
Notícias relacionadas

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: