Com as crianças todo cuidado é pouco. Por isso a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga realiza o projeto Criança Segura no Trânsito, que estimula o uso correto de equipamentos de retenção para que os cuidados com os pequenos comecem antes mesmo do nascimento. O objetivo é incentivar o comportamento seguro no transporte dos pequenos e garantir sua proteção com o uso de dispositivos de retenção adequados ao tamanho e idade.
 
Com o conceito A segurança do seu filho está em suas mãos, as ações abrangem sensibilização dos pais em cursos de gestantes, treinamento de profissionais da área materno-infantil de hospitais e blitze de conscientização da comunidade sobre a importância da cadeirinha, que reduz em 71% as chances de traumas em acidentes. O uso do equipamento, que é obrigatório desde setembro de 2010, já diminuiu em 41% o número de mortes de crianças nas rodovias brasileiras, segundo a Polícia Rodoviária Federal.
 
Com o apoio da ONG Criança Segura, presente em 20 países nos cinco continentes, o programa Vida Urgente também capacita seus voluntários para incentivarem atitudes seguras relacionadas ao público infantil durante as ações de conscientização. O projeto é realizado em parceria com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS), Associação de Ginecologia e Obstetrícia (SOGIRGS) e Sindicato dos Hospitais de Porto Alegre (Sindihospa).
 
Informações importantes:
- 2 mil crianças perdem a vida em acidentes de trânsito a cada ano
- 10 mil crianças são hospitalizadas com traumas de trânsito anualmente
- A maioria dos acidentes ocorrem em trajetos curtos e velocidades baixas
- 60% dos acidentes graves ocorrem em menos de 30 minutos de passeio
 
A boa notícia é que, com o uso da cadeirinha, a chance de sobrevivência é de 71%. Ela reduz em 69% a necessidade de hospitalização de crianças de até 4 anos.
 
Quer obter mais informações? Entre em contato pelo e-mail vidaurgente@vidaurgente.org.br.