comunicação > notícias > ver na íntegra
14/08/2023
FTMG LANÇA E-BOOK “PERDA SEM NOME” E EXPOSIÇÃO “ AS ESTATÍSTICAS TÊM ROSTO”, NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Comunicação Vida Urgente / FTMG
A FTMG lança, nesta terça-feira(15/08), o livro digital “Perda sem nome - Como aprender a conviver com a ausência de pessoas queridas”, na Assembleia Legislativa, na Sala da Convergência dep. Adão Pretto, seguido da exposição “As estatísticas têm rosto”, no Espaço de Exposições dep. Carlos Santos.
O lançamento será feito pela  presidente da FTMG, Diza Gonzaga e contará na mesa com a presença dos psicólogos do Grupo de Apoio a Pais, Regina Parmeggiani e Paulo Kroeff, além de uma mãe e um pai participantes do Grupo. Nossa parceira OPAS, será representada por Victor Pavarino, que participará do evento virtualmente.
O e-book será disponibilizado para ser lido online ou baixado de forma gratuita direto do site do Vida Urgente, na aba Artigos.
 
Essa é a segunda edição da publicação e marca os dez anos do primeiro lançamento, que ocorreu em 2012 e, além disso, atualiza os aprendizados a partir do distanciamento social e os impactos da pandemia de Covid-19 no Brasil, que alterou o funcionamento do grupo, que era obrigatoriamente presencial, na sede da FTMG, mas se adaptou para o formato virtual. Além disso, o título da obra também foi atualizado, pois ao longo dos anos, houve o entendimento de que mães e pais não superam a perda de um filho ou uma filha, mas, sim, aprendem a conviver com a sua ausência. O e-book tem como objetivo apresentar essas particularidades do luto de mães e pais, baseado, principalmente, na experiência de nossa presidente Diza Gonzaga. O acolhimento de pais de vítimas fatais de sinistros de trânsito foi um caminho aberto por ela para unir a todos que compartilhavam da mesma realidade.
 
Nesses 25 anos do GAP, foram atendidas mais de 1600 famílias, sendo que os depoimentos apresentados, bem como as escolhas dos principais pontos dessa publicação, são fragmentos de falas coletadas nos grupos por psicólogos e psicólogas que os coordenaram ao longo de mais de duas décadas, sempre com a autorização dos participantes. A não identificação das falas é proposital, pois caracterizam a fala de mais de um indivíduo. Com a experiência trazida por essa publicação, espera-se auxiliar o processo do luto das famílias, incentivando-as a buscar alternativas saudáveis para conviver com a perda de pessoas queridas e, assim, prosseguir sua vida. 
 
Estatísticas têm rosto
Após o lançamento do livro, os presentes serão convidados a ir ao Espaço de Exposições, onde será inaugurada a mostra que reúne fotos de 18 jovens que perderam a vida no trânsito. A ideia da exposição e do Vida Urgente é justamente evitar que mais pessoas percam a vida de forma tão brutal em sinistros de trânsito.
Entre os rostos de Thiagos, Alana, Eduardo, Marina e tantos outros, a mostra questiona a efemeridade da vida e apresenta jovens que, além da vida, tiveram seus sonhos e projetos futuros interrompidos em um momento em que o que mais queriam era simplesmente viver.
 
 
Serviço:
Lançamento: e-book: “Perda sem nome”
Quando: 15 de agosto
Hora: 11h
Local: Espaço da Convergência / Térreo - ALRS
 
Lançamento: exposição “Estatísticas têm rosto”
Hora: 11h45
Local: espaço de Exposições 
 
 

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: