A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga faz sua opção pelo teatro como instrumento pedagógico de transformação e reflexão. Desde 1998 orienta, conscientiza e educa crianças, jovens e adultos sobre a preservação e valorização da vida através da arte.
 
Uma nova realidade só será possível através de uma mudança de cultura, desmitificando a “cultura do herói”, de acreditar que se é invencível e que nada pode acontecer. Por essa razão, a Fundação investe e disponibiliza às escolas e instituições os espetáculos teatrais do projeto Vida Urgente no Palco.
 
Fazem parte do projeto os espetáculos “Conta Comigo”, “Jogo da Vida”, “Últimos Dias de Super-Herói”, “Exército de Sonhos” e o curta de animação “A Flor e a Borboleta", que já foram assistidos por mais de 1,5 milhão de espectadores e apresentados em várias cidades do Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal e Mato Grosso.
 
PROJETO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
 
Conta Comigo
Através de meia hora de conto dinâmico, a história é contada de maneira que as crianças possam intervir, participar e interagir através das personagens. A lagarta Vi, a florzinha Da e a borboleta Vida ilustram de forma lúdica e acessível situações do cotidiano das crianças nas ruas, nos veículos e em locais seguros para brincar.
No Brasil, os acidentes de trânsito são a principal causa de morte acidental (externa) de 1 a 14 anos. Para enfrentar essa realidade, o projeto contempla as diferentes características do desenvolvimento das crianças, tendo como objetivo incentivar ações de prevenção à vida dos pequenos, envolvendo as famílias e a comunidade escolar. 
 
Faixa etária: de 3 a 6 anos (até o 1º ano do Ensino Fundamental) 
Apresentações: terças, quartas e quintas-feiras em Porto Alegre; para outras cidades, qualquer dia mediante contratação
Para agendar: (51) 3231-0893 ou vidaurgente@vidaurgente.org.br
Duração: 30 minutos
 
A Flor e a Borboleta
Para ensinar que a vida é a coisa mais importante que nós temos, nasceu o curta-metragem de animação “A Flor e a Borboleta”. Uma nova tecnologia de educação que fortalece a formação de atitudes seguras no trânsito desde o início do processo de aprendizagem e de socialização das crianças.
Na história, as borboletas Arthur e Isabella, vivem situações semelhantes à realidade das crianças no trânsito, tendo como cenário um parque de Porto Alegre. O filme transmite noções básicas de valorização e preservação da vida, ensinando a circular pelas ruas em segurança. A partir do que acontece com os personagens, os pequenos são estimulados a sempre brincar em locais adequados, atravessar a rua com um adulto, sentar na cadeirinha quando sair de carro etc.
Esta faixa etária necessita, além da repetição de conteúdos, outras maneiras de interagir com a realidade, fazendo da animação “A Flor e a Borboleta” um importante instrumento de aprendizado e vivência de trânsito. O projeto acontece nas escolas e instituições de forma itinerante.
 
Faixa etária: de 4 a 6 anos (Jardins A e B) 
Apresentações: qualquer dia, mediante contratação
Para agendar: (51) 3231-0893 ou vidaurgente@vidaurgente.org.br
Duração: 30 minutos
 
PROJETO PARA CRIANÇAS E PRÉ-ADOLESCENTES
 
Jogo da Vida
O espetáculo “Jogo da Vida – Ensinando a gente aprende” conta a história de uma turma de amigos que decide organizar um jogo de perguntas e respostas para alertar sobre os perigos e responsabilidades de pedestres e motoristas no trânsito. De forma interativa, os atores constroem a peça junto com a plateia numa divertida disputa entre meninos e meninas para incentivar os estudantes a valorizar e preservar a vida. 
Os espectadores são estimulados a participar de situações vivenciadas no trânsito e reproduzidas no espetáculo de acordo com a realidade que envolve sua faixa etária (pedestres, passageiros, ciclistas, skatistas etc.).
O projeto é realizado em escolas e teatros de forma itinerante para grupos de até 60 estudantes.
 
Faixa etária: de 7 a 12 anos
Apresentações: qualquer dia, mediante contratação
Para agendar: (51) 3231-0893 ou vidaurgente@vidaurgente.org.br
Duração: 50 minutos
 
PROJETO PARA JOVENS E ADULTOS
 
Últimos Dias de Super Herói
A peça tem como objetivo desmistificar a “Cultura do Herói”, tão presente na vida dos adolescentes, como a sensação de “imortalidade” e “comigo não vai acontecer”. O espetáculo leva os jovens a refletirem sobre seu papel enquanto pedestres, skatistas, passageiros, ciclistas, usuários do transporte coletivo e futuros motoristas. Teatro, cinema e música, fazem parte da peça, que utiliza uma linguagem multimídia para atingir esta geração conectada ao mundo virtual. 
 
Faixa etária: de 12 a 15 anos
Apresentações: qualquer dia, mediante contratação
Para agendar: (51) 3231-0893 ou vidaurgente@vidaurgente.org.br
Duração: 50 minutos
 
Exército de Sonhos
"Sonhar pode mudar o mundo, e se for com um exército pode salvar vidas!"
Primeiro espetáculo do Vida Urgente no Palco, “Exército de Sonhos” é um forte atrativo para os jovens e repercute de forma comovente na plateia. Inspirado em fatos reais, tem como objetivo provocar a reflexão, estimulando o comportamento seguro no trânsito.
A peça conta a história de quatro jovens amigos em situações cotidianas: seus sonhos, sua irreverência diante da vida e dos perigos que ela possa apresentar.
O projeto está disponível para apresentações de forma itinerante em escolas, teatros e eventos. 
 
Faixa etária: a partir de 16 anos
Apresentações: qualquer dia, mediante contratação
Para agendar: (51) 3231-0893 ou vidaurgente@vidaurgente.org.br
Duração: 50 minutos