comunicação > notícias > ver na íntegra
14/02/2024
Vida Urgente: Álcool e direção, não!
Equipe Vida Urgente

Iniciemos essa conversa com uma pergunta direta: Você está ciente dos impactos do consumo de álcool ao volante?

 Hoje, vamos discutir não apenas as estatísticas alarmantes e as consequências legais associadas a essa prática criminosa, mas também os dados atuais sobre o consumo em 2023. 

É fundamental compreendermos como nossas escolhas podem influenciar não apenas nossas vidas, mas as de todos ao nosso redor. 

Antes de entrarmos nos detalhes, gostaria de apresentar o Programa Vida Urgente e a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, criados para promover um trânsito mais seguro. 

Fundação Thiago de Moraes Gonzaga

A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1996, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A Fundação foi criada pelos pais de Thiago,  jovem que perdeu a vida em um acidente de trânsito. 

Desde então, a missão da Fundação é prevenir acidentes de trânsito e preservar vidas. Através de programas educativos, culturais e informativos, a Fundação busca promover um trânsito mais humano e seguro.

Vida Urgente

O Programa Vida Urgente, lançado pela Fundação, é mais do que uma campanha de trânsito. É um conceito de preservação e valorização da vida. O programa mobiliza a sociedade para uma mudança de comportamento que resulte em um trânsito mais seguro. 

Através de ações educativas e culturais, o Programa Vida Urgente busca conscientizar as pessoas sobre a importância da vida e a urgência de preservá-la. O programa tem como público-alvo principalmente os jovens, que são os mais afetados pelos acidentes de trânsito. 

Com suas ações, o Programa Vida Urgente tem contribuído significativamente para a redução de acidentes de trânsito e a preservação de vidas.

Estatísticas alarmantes e consequências legais

Segundo o Ministério da Saúde, 5,6% das pessoas admitem dirigir após consumir álcool. Em 2022, motoristas sob suspeita de embriaguez causaram mais de 325 mil acidentes em todo o país. Esses números são assustadores e reforçam a urgência de abordarmos esse problema.

Dirigir sob a influência de álcool é uma infração gravíssima no Brasil, com multa que pode atingir R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por até 12 meses. Em casos mais graves, a pena pode chegar a três anos de prisão.

Quando um motorista embriagado causa um acidente de trânsito que resulta em morte, as consequências podem ser graves e variadas, incluindo:

Responsabilidade Civil e Criminal: O motorista pode ser responsabilizado civil e criminalmente. A justiça tem entendido que a condução de veículo em estado de embriaguez representa um gravíssimo descumprimento do dever de cuidado e de segurança no trânsito.

Penas de Prisão: Se o motorista for dado como embriagado após um acidente de trânsito que resultou em morte, a pena pode aumentar para 5 a 8 anos de prisão.

Seguro de Veículo: Em relação ao seguro do veículo, a indenização pode não ser devida se o motorista estiver embriagado no momento do acidente.

Dados atuais sobre o consumo de álcool em 2023

O relatório Vigitel 2023 revela um aumento no consumo abusivo de álcool. A população geral passou de 18,4% para 20,8%, com aumentos específicos de 25% para 27,3% entre homens e 12,7% para 15,2% entre mulheres.

Relatos de dirigir sob a influência de álcool também aumentaram ligeiramente, indo de 5,4% para 5,9%. Entre homens, esse aumento foi de 9,7% para 10,1%, e entre mulheres, de 1,7% para 2,2%.

Promovendo mudanças positivas

Lembre-se, a vida é urgente! A segurança no trânsito é responsabilidade de todos nós. Faça a escolha certa e ajude a promover um trânsito mais seguro.

A Fundação Thiago de Moraes Gonzaga e o Programa Vida Urgente estão empenhados em promover a segurança no trânsito e a valorização da vida. Como pessoas, temos a responsabilidade de fazer escolhas conscientes. 

Opte pela segurança, escolha alternativas responsáveis e contribua para tornar o trânsito mais humano e seguro para todos. Afinal, a vida é urgente, e cada escolha conta.

 

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: