comunicação > notícias > ver na íntegra
Mais de sete mil pessoas passaram pelo stand Vida Urgente, no espaço Geodésica de Impacto, no South Summit Brazil 2023
03/04/2023
Vida Urgente no South Summit Brazil 2023: Mobilidade 360°
Milena Braga | Comunicação FTMG
Mais de sete mil pessoas passaram pelo stand Vida Urgente, no espaço Geodésica de Impacto, no South Summit Brazil 2023, durante os dias 29, 30 e 31 de março, e vivenciaram um passeio de bicicleta por Porto Alegre com o projeto Mobilidade 360º, realizado em parceria com a Uniritter, através da participação dos professores, técnicos de laboratório e alunos da faculdade de Comunicação Social, do curso de Cinema e Audiovisual, na produção do vídeo utilizado.
 
As bikes fixadas por um suporte, junto com óculos de realidade virtual e fones de ouvido, levaram a experiência imersiva de pedalar pela capital do Rio Grande do Sul, passando por pontos turísticos, além de mostrar o pôr do sol da orla do Guaíba, de forma segura, aproveitando a bela paisagem. O Mobilidade 360° é um projeto que visa aumentar a empatia pelo outro no trânsito, utilizando a visão do ciclista, para preservar Vidas.
 
Autoridades do estado e do país compareceram ao stand e aproveitaram para conversar com Diza Gonzaga, como Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre, acompanhado de Paulo Ramires, diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Eles aproveitaram para testar o Mobilidade 360° e se encantaram com o passeio pela Capital. O prefeito ainda afirmou a necessidade da ligação das ciclovias, para que menos acidentes no trânsito aconteçam. Passou pelo espaço também Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, amigo da Vida e nosso voluntário. 
 
Além disso, Jesse Trindade juntamente com Daniel Rosso, vice-prefeito e o secretário municipal de segurança pública de Alegrete respectivamente, prestaram uma visita ao nosso stand e puderam conversar com a nossa presidente voluntária. O Tenente Coronel Zucco, deputado federal, assim como Gilson Padeiro, vereador de Porto Alegre, pedalaram nas nossas bicicletas. Diza Gonzaga ainda visitou o stand BRDE + Inova RS e foi recepcionada pelo diretor geral do BRDE, Otomar Vivian, e conversou com a secretária da Saúde do RS, Arita Bergmann.
 
O primeiro dia do evento já começou movimentado, com a presença da RBS TV no stand da nossa borboleta, gravando o Bom Dia Rio Grande sobre o Mobilidade 360º. Logo após, a fundação concedeu entrevista ao vivo para o programa de rádio da Band RS, em conjunto com Luciano Suminski, professor e coordenador do curso de Cinema e Audiovisual da Uniritter, e os alunos e voluntários Ana Júlia Teixeira, Iago Kominski e Arthur Carvalho. O Vida Urgente também foi pauta nas emissoras TVE e Record TV RS, que fez uma chamada ao vivo direto do nosso stand, além de aparecer no jornal digital GZH. 
 
Personalidades também não faltaram para dar uma volta por Porto Alegre sem sair do lugar. A jornalista Carla Fachim decidiu subir na bike e vivenciar o passeio. Assim como Fábio Bernardi, fundador da agência Hoc de publicidade e amigo da Vida. Elias Z, músico do grupo Virou Zueira, também apareceu para experimentar o Mobilidade 360º. Cristina Ranzolin, apresentadora e editora do Jornal do Almoço, na RBS TV, demonstrou ser boa também no pedal, além do volante. Participante do projeto Sou Boa no Volante, a jornalista subiu na bicicleta e passeou pelas ciclovias de Porto Alegre.
 
Os visitantes não pouparam elogios. O engenheiro e empresário Edson Borba, de 65 anos, visitou o stand Vida Urgente, no espaço Geodésica de Impacto, e afirmou ter achado o Mobilidade 360º muito instrutivo. “É muito legal, te projeta para as ruas de Porto Alegre de bike, de uma forma bem segura, dando instruções de segurança”, completou. A caxiense Thiane Suzin, de 31 anos, diretora do Inova Sistemas Eletrônicos, também pedalou e disse ter achado muito legal, “nunca tinha feito uma experiência assim e é uma realidade bem interessante porque parece que estamos andando mesmo de bicicleta”.
 
Gabriel Bitencourt, 26 anos, designer, que participou da realização do primeiro vídeo do projeto Mobilidade 360º visitou nosso stand da borboleta e falou sobre como tudo começou e a sua visão do vídeo atual, feito em parceria com a Uniritter. “Nunca tinha refletido sobre a mobilidade, mas acho que me bateu quando tive contato com o Pedro Reis, que idealizou o Mobilidade 360°, e aí deu pra ter uma noção que a bike não tinha muito espaço e que mobilidade como um todo era muito sistemático do que eu tava achando”, afirmou. Bitencourt, que também auxiliou na produção do filme Domingo, uma continuação do primeiro vídeo, disse ter gostado da experiência do novo vídeo, principalmente da parte poder andar de bicicleta pelo centro: “Eu gostei, acho que principalmente a parte de andar no centro. Acho que também me trouxe para um lugar de desconforto bom, quando tem alguém passando na frente, alguém te corta. Óbvio que ser colocado na realidade virtual nesse lugar é muito mais seguro. Mas gostei, esses desconfortos são bons, fazem a gente refletir e criticar esse sistema”.
 
Vida Urgente também preza pela acessibilidade e segurança no trânsito. Andrei Borges, produtor de conteúdo do canal de YouTube Visurdos, participou da experiência e fez um vídeo nos stories do seu Instagram explicando em libras sobre o passeio e as dicas de segurança que são dadas durante o trajeto. Ele ainda nos parabenizou: “Parabéns pela organização, pelo incentivo bacana, Vida Urgente”.
 
Mas quem ajudou para que todos os dias do evento fossem um verdadeiro sucesso?
 
Os três dias de evento não seriam possíveis se não fosse o empenho dos nossos voluntários, que auxiliaram todos que se aventuraram pelas ruas de Porto Alegre sem sair do South Summit Brazil 2023. Durante os três dias, os voluntários apresentaram a Fundação Thiago Gonzaga e explicaram sobre o projeto Mobilidade 360º, além de ajudar nossos visitantes a utilizar as bikes e os óculos de realidade virtual. Sem eles, nosso evento não teria sido tão fantástico. 
 
O evento também foi divertido, como afirmou Maria Clara Novia, 19 anos, estudante de publicidade e propaganda, que auxiliou no nosso stand. “É muito divertido, achei tranquilo [participar do evento] porque é divertido”, disse, “a gente vai conversando com as pessoas, as pessoas também são muito animadas com a experiência, porque não é algo comum andar de bicicleta com um óculos de realidade [virtual]”.
 
A estudante Beatriz Amoris, de 22 anos, também ajudou durante os três dias, tanto no stand quanto na coordenação dos outros voluntários. Ela também achou o projeto muito legal e destacou sua importância. “Apesar da malha cicloviária não ser tão abrangente, a gente acha muito importante que o público entenda a importância da bike na mobilidade”, falou. Sobre o trabalho no South Summit Brazil 2023, a estudante afirmou estar sendo “muito intenso”, mas que os esforços serão recompensados.
Notícias relacionadas

 

 

Envie seu comentário!
Nome:  
E-mail:  
Comentário:  
Visual CAPTCHA
Por favor, digite as letras no campo abaixo: