O Fórum Vida Urgente é um encontro anual de estudantes para reflexão e debate sobre temas atuais relacionados à juventude. O evento é realizado pela Fundação Thiago de Moraes Gonzaga em conjunto com instituições sociais e de ensino desde 2004.
 
Cada escola e instituição organizadora participa da construção do Fórum. Além de um professor ou orientador representante, indica alunos para formar o Conselho da Juventude, que tem como objetivo construir um espaço de debate dinâmico que saliente o protagonismo social dos jovens.
 
Primeiro Fórum Vida Urgente – 2004 - O tema foi “A cultura da vida na contramão da cultura da droga”, no Auditório Padre Werner em São Leopoldo. Contando com 892 estudantes de 18 escolas da cidade de São Leopoldo.
 
Segundo Fórum Vida Urgente – 2005 – Pautando “Um múltiplo olhar sobre o preconceito”, no Auditório Padre Werner e com a participação de 850 estudantes de da Região do Vale dos Sinos e grande Porto Alegre, envolvendo 35 escolas.
 
Terceiro Fórum Vida Urgente – 2006 – Com o tema “Afetividade e Sexualidade” as atividades aconteceram no Colégio São José de São Leopoldo, participando 493 estudantes de 28 escolas.
 
Quarto Fórum Vida Urgente – 2007 – “Por uma cidadania planetária” foi o centro dos debates no Colégio La Salle Canoas. Com a participação de 528 estudantes de 32 escolas.
 
Quinto Fórum Vida Urgente – 2008 – O tema “Formação Política da Juventude” fez com que 695 estudantes de 36 escolas debatessem os aspectos que envolvem o papel da juventude na transformação de uma sociedade.
 
Sexto Fórum Vida Urgente – 2009 – O tema “Jovens em Ação a Força do Voluntariado” envolveu 36 escolas levando 600 jovens ao Auditório do Colégio La Salle Canoas.
 
Sétimo Fórum Vida Urgente – 2010 – O tema “Jovens e suas influências: é a mídia quem manda?” foi debatido por 350 estudantes de 22 escolas e 12 cidades do Rio Grande do Sul no Colégio La Salle São João.
 
Oitavo Fórum Vida Urgente – 2011 – O tema “Liberdade x Maturidade: que jovem é esse?” foi debatido por mais de 700 estudantes de diversas escolas do Rio Grande do Sul no Colégio La Salle Dores.
 
Nono Fórum Vida Urgente - 2012 - O tema "Luz, Câmera, Ação: Jovens e a Transformação Social" foi debatido por cerca de 450 estudantes de 15 escolas no Colégio Bom Conselho.